Abra sua própria loja online com esse passo a passo Descubra como abrir loja online - Shutterstock

Nos últimos tempos, muitas pessoas decidiram criar lojas para vender algum produto. E, na maioria dos casos, é interessante ter também um e-commerce, ou mesmo apenas ele. Porém, para isso, é essencial saber como abrir uma loja online.

É crucial, por exemplo, saber como ter uma estratégia de marca interessante e qual vai ser o seu público-alvo. A seguir, veja essas e outras dicas de como abrir uma boa loja online:

Pense na estrutura legal 

Primeiramente, é preciso escolher a estrutura legal apropriada para seu e-commerce. Você pode, por exemplo, ser um Microempreendedor Individual (MEI), um Empresário Individual (EI), ter uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), uma Sociedade Limitada (LTDA), entre outras. 

Para fazer essa decisão, você deve ver se seu negócio se encaixa nas regras para cada um, além de considerar fatores como risco, obrigações fiscais e o tamanho da sua empresa. 

Entenda qual o seu público-alvo

É essencial saber qual o seu público-alvo, para conseguir criar estratégias voltadas para ele e atrair clientes. Você deve tentar entender quais as idades, gêneros, níveis de renda, ocupações, interesse, hobbies, entre outras características do seu público-alvo. 

Escolha sua plataforma

Existem vários criadores de site fáceis de usar atualmente, alguns pagos e outros gratuitos. Veja qual faz mais sentido para o que você precisa – é possível fazer isso procurando por vídeos no YouTube que expliquem as diferenças entre as ferramentas. 

Crie um nome para sua loja online

O nome de uma loja é a primeira coisa que você pensa sobre ela, não é mesmo? Por isso, pense bastante antes de decidir o da sua, lembrando de criar algo que tenha a ver com seus produtos e seja fácil de falar e escrever. Ademais, crie um domínio relacionado com o nome e que ainda não exista. 

Melhore seu site para mais vendas

Algumas melhorias ainda podem ser feitas na sua loja online, como criar um gateway de pagamento, montar um layout bem intuitivo e adicionar elementos visuais bonitos e que expliquem bem os produtos. Lembre-se também de fazer toda uma identidade visual, incluindo o logo da loja. 


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...