
Aprender como fazer networking é uma das habilidades mais importantes para os profissionais, especialmente jovens, aqueles que estão começando a carreira. Afinal, ter bons colegas, contatos relevantes e conhecidos na área abre muitas portas em diferentes momentos da vida. No entanto, para quem ainda não possui uma rede consolidada, pode ser difícil começar. Nesse caso, existem algumas dicas que podem ajudar nessa jornada!
1. Defina sua área e objetivos
Claro, é sempre bom conhecer pessoas de várias áreas, segmentos e formações, mas para saber como fazer networking realmente estratégico, é importante começar definindo o que você procura. Para universitários em busca de uma carreira acadêmica, pessoas de pesquisa, professores e doutores são essenciais na rede. Enquanto isso, para um profissional da tecnologia, ter colegas da mesma profissão ou pessoas do mundo tech é interessante, mesmo não sendo especificamente da mesma linguagem de programação. Ter objetivos bem definidos ajuda a começar a prospectar contatos de maneira mais rápida e eficiente.
2. Compareça a eventos
A internet é ótima, mas apenas nos eventos se aprende como fazer networking, especialmente para o mundo profissional. Por isso, se inscreva para diferentes palestras, workshops e apresentações. Aproveite o curso superior, que traz várias oportunidades e muitas gratuitas. Posteriormente, não deixe de comparecer a feiras e exposições da sua área. São nesses locais que se encontra profissionais valiosos para ter na rede de contatos.
3. Use as redes sociais
Por outro lado, não é preciso demonizar as redes sociais. Para saber como fazer networking, vale começar prospectando por plataformas como LinkedIn, uma rede profissional famosa e ampla. Adicione perfis conhecidos e que se relacionam com seus objetivos, além de expandir sua busca para pessoas que façam sentido, como especialistas, recrutadores e colegas. Nas redes, é mais fácil atingir outras regiões e áreas, ampliando contatos valiosos.
4. Seja proativo
Por fim, uma dica valiosa para quem quer começar a fazer networking é ser proativo. Isso significa dar o primeiro passo, ser ativo, puxar assunto e consolidar sua presença. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Apenas pessoas que marcam as outras, fazem contato e contribuem com suas opiniões atraem a atenção dos demais. Por isso, em eventos e palestras, participe, se apresente e escute outros. Nas redes sociais, faça postagens, comente e engaje colegas. Dessa forma, sua rede irá se construir de maneira sólida, sendo útil no futuro!