
Se você quer empreender, mas não tem muito capital disponível, algumas ideias de negócio que custam pouco podem ajudar. Existem diversos segmentos que exigem baixo investimento inicial e podem ser muito lucrativos, além de permitir atuar sozinho, com pouca equipe ou mesmo com poucas estruturas. Por isso, veja quatro exemplos simples para começar:
1. Venda de comida caseira
Fazer comida caseira é sempre uma boa ideia de negócio com baixo custo. Produzir e vender receitas como bolos, doces, marmitas ou salgados é uma ótima forma de começar a reunir um dinheiro extra, especialmente se você gosta de cozinhar.
Com equipamentos básicos do dia a dia e ingredientes acessíveis, é possível construir um bom público, atender localmente ou fazer entregas por aplicativo. Além disso, esse é um mercado que sempre tem demanda, sejam doces ou salgados.
2. Serviços de freelancer
A internet proporciona várias ideias de negócio que custam pouco, principalmente para oferecer serviços autônomos. Se você tem habilidades como redação, design gráfico, programação, edição de vídeo ou marketing digital, pode trabalhar como freelancer.
Basta ter um computador e acesso à internet para começar. Plataformas como o Workana, 99Freelas e Fiverr ajudam a encontrar os primeiros clientes, e, em seguida, você constrói o seu perfil e desenvolve o seu negócio.
3. Brechó online
Montar um brechó online é muito acessível e simples. Inclusive, várias pessoas começam apenas vendendo os itens que possui em casa, como roupas e acessórios em bom estado. Com serviços de entrega por mototáxi, Correios ou retirada, não é preciso gastar nada com estrutura física.
Além disso, conforme vender as peças, é possível comprar outras de outros revendedores, ou garimpar em grandes feiras para alimentar sua conta de brechó.
4. Aulas particulares
Ainda, uma das ideias de negócio que custam pouco também é usar seus conhecimentos para ajudar outras pessoas. Por exemplo, dar aulas particulares. É possível trabalhar em diferentes segmentos, como matérias escolares, idiomas, música ou outra habilidade.
Esse tipo de atividade não exige um investimento inicial, e ainda permite alcançar diferentes públicos, sendo aulas online, presenciais, criando infoprodutos ou até fazendo vídeos de conteúdo. Para quem quer começar com pouco dinheiro, usar do que já se conhece é o ideal!