
Todo empreender busca aprender como evitar devoluções na sua loja. Mesmo que o retorno de produtos seja parte da rotina do comércio, se acontecem com frequência, podem gerar prejuízos e impactar a imagem do negócio diante do mercado. Além disso, existem custos de logística, burocracias e até prejuízos no estoque. Por isso, é importante prevenir esse problema e colocar algumas dicas em prática para diminuir a ocorrência:
Descrição completa e fotos reais ajudam
Muitos clientes devolvem produtos porque o item que receberam não corresponde à expectativa. Isso acontece, na maioria, por falhas na comunicação. Assim, invista em descrições detalhadas, que incluam medidas, materiais, funcionalidades e instruções de uso.
Para vender na internet, é essencial ter fotos reais, de vários ângulos e em boa qualidade. Nas lojas físicas, as políticas de devolução são mais rígidas justamente porque o cliente pode ir, ver o produto, medir pessoalmente e, então, comprar.
Atendimento claro e disponível
Um atendimento transparente é uma das principais formas de como evitar devoluções na loja. Isso porque pode prevenir retornos antes mesmo da compra, ou convencer o cliente a mudar de ideia. Tente disponibilizar canais de contato acessíveis, como chat, WhatsApp ou telefone, para tirar dúvidas rapidamente. Ainda, treine a equipe para orientar com clareza, reduzindo o risco de arrependimentos.
Embalagem bem feita e envio rápido
Outro motivo comum para devoluções são produtos danificados ou com atraso. Clientes insatisfeitos tem alta chance de pedir o estorno do dinheiro. Por isso, tente caprichar na embalagem e contratar serviços de entrega confiáveis, permitindo que o comprador acompanhe cada passo do envio e da entrega, se sentindo mais seguro e satisfeito.
Tenha políticas transparentes
Por fim, nem sempre é possível saber como evitar devoluções na loja, e ter uma política de trocas clara é essencial. O consumidor precisa saber, antes da compra, quais são os prazos, condições e procedimentos para devolver ou trocar um item. Isso evita frustrações e ajuda o comprador nessa etapa, podendo até mesmo deixar uma boa impressão. Não é possível garantir a satisfação sempre, mas, com algumas dicas, é possível antecipar o problema e evitar que os retornos sejam frequentes.