
Saber como precificar o serviço pode ser difícil, especialmente para quem trabalha como autônomo, freelancer ou empreendedor. Atuar por conta própria significa cuidar de todas as etapas, e saber como cobrar do cliente. Mas uma precificação mal feita pode afastar o público e até mesmo destruir a empresa. Por isso, entender como definir um valor justo é essencial, e existem algumas dicas que podem ajudar!
1. Calcule todos os seus custos
O primeiro passo de como precificar o serviço é ter clareza sobre quanto custa para você realizá-lo. Isso inclui matéria-prima, ferramentas, transportes, energia elétrica, internet, impostos e taxas, além do seu conhecimento e tempo de trabalho. Afinal, você pagou cursos e gastou horas aprendendo a executar aquele procedimento. Por isso, são critérios importantes.
Ainda, vale considerar despesas fixas do negócio, como aluguel ou manutenção. Depois desse levantamento, será mais fácil entender quanto você precisa para, de fato, se manter trabalhando.
2. Conheça o seu mercado e seus concorrentes
Além disso, é essencial pesquisar quanto outros profissionais cobram por serviços semelhantes. Isso ajuda a entender a faixa de preços do mercado. Mas atenção: não se trata de copiar o valor dos outros, mas sim usar como média para determinar seu próprio preço.
Sem saber como está a sua área, você pode estar cobrando caro demais, ou barato demais. Para ser competitivo e ganhar os clientes, é fundamental saber quanto os concorrentes cobram e como está o segmento.
3. Defina a margem de lucro
Saber como precificar serviço não se trata apenas de cobrar o justo, mas também de atingir suas metas de lucratividade. Afinal, empresa nenhuma sobrevive apenas de pagar despesas. Por isso, depois de entender seus custos e qual a média do mercado, trace a margem que deseja alcançar.
Ela dependerá não apenas dos seus objetivos, mas do produto, dos clientes e do que é possível para a empresa. Mesmo que o lucro inicial seja pequeno, considere que ele irá te ajudar a consolidar o negócio e crescer. Por isso, não exija uma margem alta demais, mas não tire valor do seu trabalho.
Dica bônus: saiba se atualizar
Por fim, uma dica extra de como precificar serviço é saber se atualizar. Afinal, nada é imutável! O preço de hoje pode ser mais barato, ou mais caro, que o de amanhã. Por isso, esteja sempre atento às movimentações do mercado, como sua área está se comportando e quais critérios sofreram mudanças.
Impostos mais altos, exportações caras, matéria-prima em escassez, tudo isso influencia o preço. Não tenha medo de se atualizar, pois isso fará com que você receba o justo e acompanhe o cenário de maneira saudável.