
Diferente dos trabalhadores com carteira assinada, não existem 13° para empreendedor, assim como vários benefícios. No entanto, existe uma forma de se organizar para criar uma reserva e garantir um bom valor no final do ano. Veja algumas dicas essenciais para se preparar:
1. Separe uma parte do faturamento
Antes de mais nada, é fundamental começar separando uma parte do faturamento para destinar a isso. Afinal, o 13° convencional nada mais é que uma fração do salário descontado todos os meses para gerar o benefício. Assim, se você separar mensalmente uma pequena porcentagem do que recebe, pode ter um fundo a resgatar em dezembro. Procure guardar de 5% a 10% do lucro líquido para começar, e aumente quando se sentir confortável financeiramente.
2. Aproveite os períodos de alta venda
Se o seu negócio tem períodos do ano com maior volume de vendas, como Black Friday e Natal, aproveite esses momentos para melhorar a sua reserva. Guarde parte dos lucros extras e crie um 13º para empreendedor mais robusto, aumentando o resgate sem comprometer o fluxo de caixa. Além disso, permite que o seu benefício seja equivalente aos ganhos anuais.
3. Controle suas finanças
Além disso, não é possível um 13° para empreendedor sem um bom controle das receitas e despesas do negócio. Por isso, tenha um fluxo de caixa organizado, para entender melhor suas oportunidades de investimento e economia. Ferramentas de gestão financeira podem ajudar no planejamento para guardar dinheiro ao longo do ano, e visualizar quanto tem armazenado.
4. Invista o dinheiro
Se você busca um bom 13° para empreendedor, vale a pena investir o valor resgatado do financiamento. Dessa forma, além de reservar a parcela para resgatar posteriormente, também pode gerar rendimentos e aumentar o salário adicional. Mesmo sendo um profissional independente, é possível aproveitar esses benefícios e ter um dinheiro extra no final do ano!