
Atingir o crescimento empresarial é objetivo de grande parte das empresas, mas para colocar a teoria em prática, é preciso ter certeza de que a empresa possui as ferramentas necessárias para ampliar sua presença no mercado. Segundo Pedro Signorelli, especialista em gestão, com ênfase em OKRs, tudo isso depende de um planejamento sólido, baseado em uma análise integral do negócio.
“Dar o passo maior que a perna pode custar caro e não estou falando apenas de dinheiro, mas também de reputação e até mesmo da saúde da organização, que pode acabar se prejudicando diante de alguma ação precipitada, mesmo que seja bem intencionada. Isso acontece principalmente por falta de planejamento e de compreensão do cenário atual da empresa, o que faz com que o time não esteja alinhado e os processos sejam imaturos. Além disso, a falta de clareza da liderança diante das prioridades é algo extremamente prejudicial como um todo”, explica.
No entanto, nem sempre é fácil reconhecer esses pontos de alerta, o que faz com que a gestão queira avançar sem ter o que é necessário para crescer. De acordo com Signorelli, uma gestão por OKRs, sigla para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves), pode ser a solução. Os OKRs trabalham com ciclos mais curtos, de geralmente três meses, o que permite o alinhamento constante e a obtenção de uma visão melhor da empresa, sendo possível avaliar se está ou não pronta para avançar, e também corrigir erros que podem surgir no meio do caminho.
“Além disso, os OKRs bem definidos fornecem mais foco e clareza, o que vai possibilitar que todo o time comece a pensar de maneira conjunta em como promover um crescimento em um passo que dá para sustentar, ou seja, olhando primeiro para dentro com o objetivo de ter uma base mínima para expansão, para depois começar a olhar para fora, pensando em maneiras de expandir e em que mercados é viável estar presente”, acrescenta o profissional.
Sustentação do crescimento
Além de um bom plano de crescimento empresarial, segundo o especialista, a empresa também precisa estar preparada para conseguir sustentar a sua expansão. “Não adianta querer abraçar o mundo se você não tem recursos suficientes”, alerta. “Por isso, para conseguir manter um eventual crescimento, a empresa precisa ter condições de continuar garantindo a qualidade dos serviços e produtos, assim como seguir valorizando as pessoas que fazem parte do processo, sob pena de ter ‘quebra de estoque’, como se diz no varejo”, pontua Signorelli.
Neste sentido, antes de avançar no crescimento empresarial do seu negócio e acabar dando um passo maior que a perna, se pergunte: minha empresa tem estrutura para escalar? Meu time está preparado e engajado? Os processos suportam esse novo momento? Sabemos onde queremos chegar e por quê? As respostas para esses questionamentos irão te ajudar a evitar decisões precipitadas que, em vez de fortalecer, enfraquecem a empresa.
“O crescimento exige coragem e maturidade. Temos que ter discernimento sobre quando a empresa pode avançar mais uma casa no tabuleiro ou se deve permanecer parada no mesmo lugar. E estar parado não significa que você está estagnado, apenas esperando o momento certo para ir em frente, que é muito melhor do que ir para trás. Lembre-se: o melhor crescimento é o que traz resultados positivos e evolução, não problemas e riscos desnecessários”, finaliza Signorelli.