O empreendedorismo tem sido uma alternativa cada vez mais utilizada pelos brasileiros para alcançar a independência financeira. Para quem está sob o regime CLT, o final do ano representa um dinheiro extra entrando na conta: o décimo terceiro salário. Esse momento de aquecimento da economia é uma excelente oportunidade para começar a investir no seu próprio negócio, utilizando esse valor para começar o ano de 2025 sendo seu próprio patrão. Por isso, separamos, abaixo, dez franquias com modelos de negócio atraentes para você conhecer e investir. Confira:
Seguralta
Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 1.800 unidades em operação nos modelos home, office, basic e standard. Presente em todo o território nacional, a empresa conquistou a 3ª posição no ranking das 20 maiores microfranquias de 2024, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Investimento inicial a partir de R$ 40 mil modelo home com um prazo de retorno de 7 a 12 meses.
Acuidar
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 200 unidades inauguradas. Investimento inicial total a partir de R$ 38 mil, faturamento médio mensal de R$ 60 mil e prazo de retorno de 6 a 15 meses.
Espaço Make
Fundada com a chegada da pandemia de Covid-19, a rede Espaço Make ganhou notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$ 10 reais, a rede possui 20 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional. O investimento inicial total é a partir de R$ 120 mil (já com taxa de franquia no modelo quiosque e franqueadora responsável pelo processo de implantação). O faturamento médio mensal é entre R$ 40 mil e R$ 50 mil e payback a partir do 12° mês.
Itália no Box
Fundada em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box com um conceito claro: oferecer massas italianas de qualidade, em caixinhas, a preços acessíveis e repletas de afeto. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas, utilizando 40 toneladas de massa por ano. O investimento inicial é R$ 120 mil (incluindo taxa de franquia), faturamento médio mensal da unidade R$ 70 mil e tempo de retorno 18 meses.
Loucos por Coxinhas
Nascida no Rio Grande do Norte, em 2014, a Loucos por Coxinha é uma rede de franquias que se destaca no mercado brasileiro com um conceito de fast-food especializado em coxinhas, kibes e churros de alta qualidade. A marca adota vários modelos de negócios testados e aprovados, que estão em plena expansão.
Com sua excelência operacional e foco em proporcionar uma experiência única aos clientes, a Loucos por Coxinha atrai franqueados em diversas regiões do Brasil, consolidando sua presença no mercado, com um investimento inicial a partir de R$ 129 mil (incluindo taxa de franquia + capital de giro + instalação), faturamento médio mensal a partir de R$ 40.000 e prazo de retorno de 12 a 30 meses.
Love Gifts
Rede líder no mercado de presentes criativos, a Love Gifts oferece uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a marca se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Atualmente, a rede conta com mais de 80 franquias espalhadas por todo o Brasil, chegando a um faturamento de mais de R$ 16 milhões em um único ano. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial total estimado é de R$ 16.9 mil (home based), com um faturamento médio mensal de R$ 15 mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.
Marketing Bag
A Marketing Bag é uma franquia líder especializada em publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora, consistente em inserir materiais promocionais nas embalagens de pão, proporciona às empresas uma forma eficaz e acessível de alcançar o seu público-alvo. Através de uma rede em expansão de franqueados, a Marketing Bag segue revolucionando o setor publicitário no Brasil. O investimento inicial total (inclusa taxa de franquia) é de R$ 6.990 mil, com faturamento médio mensal de R$ 14 mil e prazo de retorno de 1 a 4 meses.
Mary Help
Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento inicial – é possível tornar-se um franqueado a partir de R$ 35 mil – a rede faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas ativas e preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura. Nesse ano, a rede conquistou a sua quarta chancela de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em reconhecimento à alta qualidade de seus serviços. O faturamento médio mensal estimado de cada unidade é R$ 30 mil e prazo de retorno do investimento é de 12 a 14 meses.
Tem Jeito
Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada em 2015 em Campina Grande, município da Paraíba, pelo empresário Evandro de Macedo Filho, que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento. O investimento inicial é de R$ 129 mil, com faturamento médio mensal de R$ 40 mil e prazo de retorno de 24 meses.
Unhas Cariocas
Considerada como a maior franquia de esmalterias do mundo, a marca preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos.
A rede possui 95 unidades em todo o país e recebeu, por dois anos consecutivos, o selo de excelência da ABF. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 115 mil (incluindo taxa de franquia), com faturamento médio mensal de uma unidade de R$ 80 mil e tempo de retorno de 12 a 24 meses.