
Em um mundo no qual os negócios mudam cada vez mais rápido, é preciso estar sempre se adaptando e se atualizando. Afinal, aquilo que você conhecia e as boas práticas que adotava até alguns anos atrás já podem estar desatualizadas ou podem ter surgido novas necessidades na sua área. Ou seja, empreender em 2025 pode não ser tão simples quanto parece.
Isso sem contar que os clientes têm estado cada vez mais criteriosos quando o assunto são as empresas que escolhem para fazerem suas compras. Por isso, ter as melhores práticas possíveis também vai melhorar as suas vendas.
Mas, afinal, quais são as maiores dicas para empreender em 2025? Veja a seguir as mais importantes para alguns especialistas na área:
Saiba em qual setor aplicar a tecnologia
É preciso analisar e entender que nem todos os setores de uma empresa precisam de tecnologia. “Aqueles que mais se beneficiam das inovações trazidas por essa ferramenta estão relacionados ao cerne do negócio, como operações, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos e serviços”, pontua Eduardo Freire, CEO e estrategista de inovação corporativa da FWK Innovation Design.
Evite a dependência de inteligência artificial
Usar a IA pode ser uma boa estratégia, dependendo do ramo, porém é preciso combiná-la a outros métodos e não ficar dependente disso, ainda mais na questão da sua aprendizagem.
“Por exemplo, dedique um tempo para leitura e reflexão sem auxílio tecnológico, e depois use a IA para expandir seus insights e conectar algumas ideias. Experimentar e abordar a IA de forma equilibrada mantém suas habilidades cognitivas afiadas enquanto aproveita os benefícios da tecnologia”, instrui Raphael Santos Marques, cofundador da Tech do Bem.
Priorize o engajamento dos colaboradores
O segredo para conquistar o engajamento dos colaboradores é ter uma Comunicação Interna forte e um alinhamento entre todas as áreas da empresa. “Não é porque a CI é o setor responsável pelo compartilhamento de informações que deve conduzir, sozinha, a jornada de engajamento. Isso, inclusive, é algo muito difícil de acontecer”, defende Hugo Godinho, CEO da Dialog, HR Tech líder em Comunicação Interna no Brasil.
Aperfeiçoamento na experiência do cliente
Algo muito importante para qualquer empresa é melhorar a experiência do cliente. E, para isso, é possível usar “robozinhos”, por exemplo, para uma triagem em canais de comunicação como WhatsApp e Telegram.
“Enquanto os ‘robozinhos’ fazem triagem dos problemas e redirecionam o cliente para a área específica, os atendentes humanos têm mais tempo para praticar escuta ativa, algo importantíssimo ao lidar com pessoas. Além disso, um atendimento mais rápido, às vezes até instantâneo, gera uma visão muito positiva da marca”, esclarece Luiz Felipe, Gerente de Atendimento da Leste Telecom.
Confie no potencial da Geração Z
“Ignorar o potencial que eles possuem não é o ideal para nenhuma empresa. Em alguns anos, eles serão maioria no ambiente corporativo, ultrapassando até mesmo os millennials em números. Investir na Gen Z vai além dos benefícios para as empresas; é o fator principal para que tenhamos, hoje e cada vez mais, um mercado de trabalho mais inclusivo, dinâmico e resiliente”, ressalta Mari Galindo, fundadora e CEO da Nice House.
Com essas dicas, empreender em 2025 será muito mais fácil!