Empreender em tempos de crise: veja como superar os desafios Veja formas de superar os obstáculos de empreender - Foto: Shutterstock

Empreender no mercado atual é ter a certeza de enfrentar desafios cada vez mais complexos. A pressão por diferenciação no mercado, a necessidade de digitalização e a dificuldade em atrair e manter talentos são apenas algumas das barreiras que limitam o crescimento sustentável dos negócios no Brasil.

De acordo com o especialista em gestão empresarial e mentor de negócios, Samuel Modesto, fundador do Grupo SM, empreender com sucesso hoje depende da capacidade de adaptação e da clareza de metas. “Não basta mais ter um bom produto ou serviço. É preciso entender como posicioná-lo no mercado, gerir os recursos com inteligência e construir relações de valor com parceiros e clientes”, afirma.

Dados do Sebrae apontam que metade das empresas brasileiras fecham antes de completar cinco anos. Entre os principais motivos, destaca-se a falta de planejamento financeiro e estratégico. Modesto reforça que muitas falhas poderiam ser evitadas com o mapeamento adequado dos objetivos e indicadores de desempenho. “Quando se trabalha com metas claras, é possível reduzir desperdícios, identificar oportunidades e redirecionar esforços de forma mais assertiva”, explica. 

Como superar os desafios?

Na avaliação de Modesto, o empreendedor moderno precisa adotar uma mentalidade estratégica, estar disposto a revisar suas práticas e investir continuamente em inovação. “Negócios bem-sucedidos são aqueles que conseguem unir propósito, eficiência e capacidade de adaptação. Esse é o novo padrão de competitividade”, defende Modesto.

Além da organização interna, o networking e a construção de uma identidade de marca forte e o atendimento personalizado também são trunfos dos pequenos negócios frente aos grandes players. 

“Conectar-se com outros empresários, participar de eventos e buscar parcerias estratégicas são formas de driblar a limitação de recursos. A troca de experiências pode gerar soluções que, sozinho, o empreendedor não enxergaria”, defende o mentor. “Empresas regionais têm a vantagem da proximidade com o cliente. Quando sabem usar isso como diferencial, criam experiências que os grandes não conseguem replicar”, conclui o especialista.


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...