
De acordo com o Panorama Mercado Software 2024, 33,71% das empresas planejam contratar ou trocar de sistema ERP até 2026. Essa sigla significa um sistema de gestão empresarial que tem como objetivo centralizar e automatizar processos para que os recursos de uma empresa possam ter um uso mais eficiente.
Dados mostram que o ERP em empresas se tornou uma ferramenta indispensável para se manter atualizado no mercado. A tecnologia centraliza dados e processos de diferentes áreas, melhora a produtividade e facilita o controle e a tomada de decisões. Assim, diversas áreas e funções, como finanças, RH, produção, cadeia de suprimentos e vendas, podem ficar centralizadas na mesma plataforma.
Porém, como usar essa ferramenta da melhor forma possível? A seguir, Ronei Silva Marques, CEO da GestãoClick e especialista em ERP, explica como usar o ERP em empresas de forma a aproveitar essa ferramenta ao máximo:
Preparar para evoluir
A primeira dica é simples, mas essencial: busque um sistema de gestão confiável, com uma equipe preparada para ajudar a sua empresa no processo de adaptação e uso do ERP. Verifique se o software conta com funções que auxiliam nos desafios da sua empresa.
Treinamento é fundamental
Com isso definido, para que o ERP em empresas funcione de forma eficiente, a equipe precisa estar bem preparada. Vale a pena oferecer treinamentos práticos, definir uma liderança para apoiar o time e criar um canal de dúvidas. “A experiência mostra que assim que a equipe entende como isso facilita o trabalho, a aceitação é quase imediata”, diz o especialista.
Aproveite as integrações
O sistema impacta diretamente os resultados da empresa, mas ainda pode fazer mais quando há integrações com outras ferramentas.
Conecte o seu sistema ERP a plataformas de e-commerce e marketplaces, CRM, meios de pagamento, ferramentas de automação de e-mail e muito mais. Essas integrações ajudam a automatizar processos, reduzir retrabalho e garantir mais agilidade na rotina da empresa.
Ouça o cliente
Todo empreendedor sabe que uma empresa não é nada sem clientes. O que poucos percebem, porém, é que a experiência do cliente (CX) também pode melhorar muito com a ajuda de um ERP.
Afinal, esses sistemas são grandes aliados para entender o comportamento do consumidor, personalizar atendimentos e antecipar demandas. A partir de dados como vendas, marketing e suporte integrados, o ERP ajuda a criar estratégias para melhorar o relacionamento com o público e fortalecer a imagem da marca no mercado.