
Trabalhar como autônomo traz liberdade, mas quando o cliente começa a pedir freela parcelado, é preciso ter atenção redobrada. Caso contrário, você terá poblemas financeiros, sem receber o total do serviço em prazo hábil. Mas como se posicionar sem perder o trabalho? Como lidar com entregas e pagamentos, atrasos e parcelamentos? Nesse caso, é fundamental seguir algumas dicas para se posicionar de maneira profissional e proteger o seu recebimento.
1. Deixe tudo claro no orçamento
Antes de fechar o serviço, envie um orçamento detalhado e por escrito, com os valores, formas de pagamento e prazos. Se o cliente quiser um freela parcelado, deixe claro que existe um limite de parcelas e, se possível, acrescente juros ou taxas administrativas. Isso mostra profissionalismo e evita mal-entendidos com a execução do trabalho.
2. Use plataformas com cobrança automática
Além disso, existem ferramentas que ajudam a automatizar a emissão de boletos ou cobranças recorrentes via cartão ou documento nominal. Isso evita atrasos e a necessidade de ficar cobrando o cliente manualmente todo mês. Além disso, facilita a vida de quem paga, pois pode escolher os próprios métodos para pagar. Essa pode ser uma boa alternativa para não negar um freela parcelado, mas não ficar no prejuízo.
3. Peça sinal antes de começar
Uma dica estratégica é cobrar um percentual do valor como sinal, algo como 30% ou 50% antes de iniciar o trabalho, para se proteger. Isso garante que você receba algo mesmo se o cliente desistir ou atrasar o restante. É uma prática comum entre várias profissões, e ajuda a equilibrar o risco.
4. Não tenha medo de dizer não
Por fim, se o freela parcelado for comprometer seu caixa ou você sentir que o cliente não é confiável, é melhor recusar do que trabalhar no prejuízo. Lembre-se: você é um prestador de serviço, não uma instituição financeira que oferece parcelamentos. Estabelecer limites é parte do seu valor como profissional. No final, o importante é saber equilibrar e cuidar da saúde do seu dinheiro, mesmo que signifique estabelecer limites.