Após as vendas da Black Friday, o comércio já está na ativa alimentando seus estoques para suprir a demanda do varejo para o Natal. Empresários do setor da indústria do vestuário, por exemplo, seguem com suas campanhas para conquistar clientes e se diferenciar perante a concorrência.
De acordo com Cinthia Kim, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (ABIV), entidade que atua na defesa dos interesses de confecções associadas do comércio atacadista, um dos entraves mais comuns de empresários do setor é a limitação da estratégia na precificação e divulgação de promoções.
Para a representante da entidade, que capacita atacadistas ao longo do ano em polos de moda, mudanças em toda a jornada de venda – desde a estrutura tecnológica, financeira, comercial, de atendimento, até chegar à ponta das ações promocionais – são cruciais para o retorno em vendas de forma segura e sustentável. Confira, abaixo, 10 dicas de negócios para aumentar as vendas no Natal.
1. Foque no objeto de venda e no alcance
Defina metas claras do que quer vender. Em vez de só querer “vender mais”, pergunte-se: quanto quer vender? Qual produto ou serviço quer destacar? Além disso, quantos novos clientes quer atrair? Metas bem definidas ajudam a montar um plano estratégico, medir os resultados e fazer ajustes ao longo do caminho.
2. Personalize seu marketing
Crie campanhas direcionadas para fidelizar seus clientes. Se um cliente comprou um produto X, ofereça um desconto em um acessório complementar. Ou, se um cliente costuma comprar com frequência, envie uma oferta VIP, valorizando essa relação.
2. Aja de forma diferente nas redes
Crie conteúdos dinâmicos nas redes sociais, como vídeos criativos dos colaboradores divulgando ofertas. Altere a identidade visual das páginas, lançando mão de cores que remetam às efemérides, tais como Black Friday, Natal, Dia da Mães, novas coleções, entre outros eventos, para atrair e engajar o público.
4. Anuncie novidades
Em especial aos atacadistas, marcos do setor, como datas comemorativas, lançamento de coleções, entre outros, podem ser o momento perfeito para lançar algo novo no mercado. Afinal, os varejistas estão de olho em formas de maximizar seus resultados e sua força de venda.
5. Seja estrategista nas promoções
No lugar de dar desconto em tudo, analise os produtos que precisam de giro de estoque e defina descontos atrativos. Aos pequenos empreendedores, foque nos produtos com maior margem de lucro ou de maior demanda.
6. Crie cupons de desconto
Anuncie cupons de desconto na divulgação da campanha, ou mesmo dentro de uma estratégia de gamificação, como oferecer um cupom de desconto para clientes recorrentes ou que gastarem um valor X em compras em sua loja.
7. Facilite o pagamento
É essencial oferecer e divulgar várias opções de pagamento. Aos empreendedores que vendem online, a recomendação é conferir com seu sistema de pagamento as taxas e, se possível, oferecer descontos para pagamentos à vista no PIX.
8. Implemente programas de fidelidade
Implementar programas de fidelidade para os consumidores é uma ótima estratégia para manter a cadeia de clientes engajada e incentivá-los a continuar consumindo produtos da sua marca.
9. Invista em tecnologia
Fique de olho na automatização de processos. Sistemas de gerenciamento de estoque e coletores de dados agilizam a separação, a expedição e a conferência dos pedidos, eliminando a necessidade de processos manuais.
10. Atenção aos canais de atendimento
É natural que, durante o período que antecede o Natal, assim como nas semanas seguintes, exista uma maior movimentação nos canais de atendimento. Isso acontece muito devido ao pós-venda, com demandas relacionada a trocas e devoluções. Por isso, é indispensável repassar para os times de atendimento dados completos sobre condições para a devolução e a substituição dos produtos.