Negócios e marketing: 5 dicas para divulgação na internet com credibilidade Saiba como fazer uma boa divulgação na internet para o seu negócio - Shutterstock

Atualmente, ter um negócio próspero sem divulgá-lo na internet é praticamente impossível. Por isso, muitos donos de empresas, sejam elas grandes ou pequenas, têm se aventurado nesse mundo do marketing online. Porém, para que isso realmente funcione, é preciso saber como fazer uma boa divulgação por esse meio, não é mesmo?

Afinal, justamente por conta do enorme número de empresas fazendo marketing online hoje em dia, é preciso saber se diferenciar e, mais ainda, mostrar credibilidade. Ou seja, é preciso que os potenciais clientes confiem na sua empresa. Mas como construir uma imagem na mídia e um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa, como o Google?

A seguir, Adriano Ferreira, assessor de imprensa na empresa Novos Conteúdos, dá 5 dicas de divulgação na internet para negócios:

1 – Conheça o seu público-alvo

Quais são os temas que podem atrair a atenção das pessoas interessadas no seu serviço ou produto? Identificar dores e necessidades é essencial para construir uma relação que vai além da captação de clientes.

Além disso, ao apresentar casos reais de pessoas que precisaram do que você oferece e a solução que encontraram, você torna mais clara a importância da sua especialidade para os clientes.

2 – Aproveite as oportunidades midiáticas

Se tiver uma oportunidade de aparecer em um portal jornalístico para falar de algum tema ligado à sua especialidade, aproveite! Isso pode te ajudar a se posicionar bem no Google e aparecer para mais pessoas, melhorando sua divulgação na internet. Para conseguir mais oportunidades assim, a ajuda de um assessor de imprensa é importante.

3 – Seja constante

A construção de uma imagem na mídia exige frequência. Acompanhe os temas atuais e em alta para buscar oportunidades de aparecer em portais de visibilidade. Assim, você se tornará uma referência em assuntos de interesse do seu público.

Imagine alguém pesquisando seu nome no Google e encontrando diversos resultados recentes em veículos reconhecidos. Esse tipo de presença reforça sua credibilidade.

4 – Aja rapidamente

Em certos casos, a urgência de um assunto pede que você aja rapidamente. Isso porque, se um assunto está em alta hoje, ele pode perder relevância amanhã. Assim, para conseguir um bom alcance, é essencial saber ser ágil nesses momentos.

5 – Comprometa-se com prazos

Cumprir prazos e acordos fortalece a confiança e o relacionamento em qualquer área, e na imprensa não é diferente. Nem sempre um veículo jornalístico pode esperar além do combinado, por exemplo.

Deixar claro a sua disponibilidade e cumpri-la evita estresse e quebra de confiança, tornando você uma fonte confiável para futuras oportunidades.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...