
Se você quer começar sua jornada no mundo do empreendedorismo, existem algumas coisas para avaliar antes de abrir uma franquia. Esse modelo é uma ótima oportunidade para iniciantes, mas exige planejamento e, principalmente, conhecimento sobre mercado. Por isso, veja 3 fatores essenciais para considerar antes de fazer qualquer investimento:
1. Capital e custos do investimento
Antes de mais nada, é fundamental considerar o seu capital disponível e quais os custos de investimento. Cada franquia tem um valor inicial, que pode incluir taxa de franquia, estoque, estrutura física e outras despesas relevantes. Além disso, existirão custos recorrentes, como royalties e funcionários. Por isso, avalie seu orçamento e garanta que possui o suficiente para cobrir esse negócio.
2. Suporte oferecido pela franqueadora
Além disso, também é importante conhecer mais sobre a franqueadora e o suporte que ela oferece. Uma das grandes vantagens desse modelo é poder contar com a ajuda da marca. No entanto, um dos pontos a avaliar antes de abrir uma franquia é justamente quanto essa empresa pode te auxiliar.
Se existem equipes especializadas, quais os canais de apoio e se ela ajuda o empreendedor nos primeiros passos. É fundamental ter um suporte completo para aumentar as chances de sucesso.
3. Perfil do negócio e do franqueado
Por fim, esse quesito é fundamental avaliar antes de abrir uma franquia. Afinal, nem toda marca combina com o investidor. Alguns possuem um perfil mais comercial, outros, mais industrial. Alguns gostam da área alimentícia, outros preferem serviços e bem-estar.
Entender qual modelo de franquia combina com seu perfil, seus conhecimentos e motivação, é um dos passos mais importantes para se consolidar. Além disso, pesquise o mercado, concorrência e demanda local para garantir que terá espaço para o crescimento do seu futuro negócio.
Dessa forma, analisando esses fatores simples, você terá uma base sólida para começar a planejar sua franquia e colher os frutos desse investimento!