
Buscar seus sonhos e mudar o caminho são parte essencial da vida, mas existe um planejamento financeiro para trocar de carreira. Sendo uma decisão importante, vale a pena estar preparado para imprevistos e para passar pela transação da forma mais suave possível. Para se preparar bem, veja algumas dicas práticas e saiba como alinhar seus objetivos à sua nova jornada:
1. Avalie sua situação atual
Mudar de emprego ou de área vem de diferentes motivações, especialmente insatisfação e, claro, remuneração. Por isso, antes de qualquer coisa, entenda como estão suas finanças e como será passar por esse período. Veja quanto você ganha, quanto gasta e quanto consegue poupar por mês.
Se possível, antes de trocar de carreira, quite dívidas ou reduza ao máximo seus compromissos financeiros fixos. Dessa forma, terá mais liberdade e tranquilidade durante essa mudança, onde o salário pode dar uma reduzida.
2. Tenha um plano de transição
Em vez de sair do emprego atual de forma repentina, considere uma transição gradual: estude à noite, faça freelas ou estágios na nova área e vá construindo sua nova trajetória. Assim, você reduz o impacto financeiro e ganha experiência antes da troca definitiva.
Se já tiver uma proposta em vista, aguarde a confirmação antes de se demitir. É melhor ter uma garantia e assinar os contratos antes de qualquer decisão.
3. Monte uma reserva de emergência maior
Mudanças profissionais podem trazer períodos sem renda ou com ganhos reduzidos. Por isso, vale a pena aumentar sua reserva de emergência durante o planejamento financeiro para trocar de carreira.
Se você já tiver um valor separado, acrescente de 3 a 6 meses adicionais do custo de vida, além do que já possui. Isso garante não apenas uma segurança na transição, mas também uma forma de lidar com imprevistos sem ter dívidas ou recorrer a empréstimos.
4. Pesquise o mercado da nova profissão
Se você está pensando em trocar de carreira, provavelmente já sabe os detalhes da sua nova profissão, mas sempre vale a pena estudar o setor e entender qual a média salarial. Veja se ela é melhor ou menor que seus ganhos atuais, como está a demanda e se vai ser fácil conseguir emprego.
Se a troca de profissão está acontecendo já com uma proposta em vista, faça um comparativo de ganhos, pois terá uma base mais sólida para entender a remuneração e se ela vai te atender.
5. Reavalie seu estilo de vida
Por fim, durante seu planejamento financeiro para trocar de carreira, pode ser necessário ajustar seus gastos. Reduzir despesas temporariamente permite manter suas finanças saudáveis enquanto você se estabelece na nova profissão. Por isso, repense seu estilo de vida apenas por algum tempo, e veja o que te deixará confortável e longe das dívidas enquanto muda de emprego.