
Entender a diferença entre custo direto e indireto é fundamental para quem quer precificar corretamente os itens e garantir que o negócio tenha lucro. Deixar de considerar esses conceitos pode trazer prejuízos, ou, pior, comprometer a empresa entre os concorrentes. Por isso, é essencial definir qual a diferença entre cada termo e como eles impactam na sua precificação.
O que são custos diretos?
Os custos diretos são aqueles que estão diretamente relacionados à produção ou prestação de serviço. Eles variam conforme a quantidade produzida ou vendida. Por exemplo, a matéria-prima, embalagem, comissões sobre vendas e mão de obra direta, como um especialista que produz o item.
Esse tipo de custo é mais fácil de identificar, já que está ligado a uma unidade específica do que é vendido. Além disso, costuma ser o que define o preço mínimo de venda. Afinal, precisa, ao menos, cobrir o investimento inicial, ou estará dando prejuízo.
O que são custos indiretos?
Enquanto isso, os custos indiretos são aqueles que fazem parte do negócio, mas não estão ligados diretamente a um item vendido. É o caso do aluguel da loja, da energia elétrica da empresa e do salário da equipe administrativa. Apesar de não atuarem diretamente com o produto ou serviço, sem eles, não é possível produzir ou vender.
Como isso impacta a formação de preços?
Se o empreendedor não sabe a diferença entre custo direto e indireto, e considera apenas os custos diretos na hora de precificar, corre o risco de vender com prejuízo, pois os custos indiretos continuarão existindo. Por outro lado, se superestima os indiretos, pode acabar com um preço fora do mercado, afastando os clientes.
Para ter preços sustentáveis, é importante identificar todos os gastos relevantes na empresa e saber quanto cada um representa no total. Geralmente, o recomendado é dividir os custos indiretos entre os produtos vendidos, uma forma comum de alcançar a lucratividade sem menosprezar as despesas menores.
No entanto, só é possível ter essa visão entendendo a diferença entre custo direto e indireto. A recomendação é separar cada despesa em sua própria categoria, e ter uma organização financeira adequada para visualizar onde cada gasto se enquadra. Assim, seu negócio terá preços justos, que mantém a saúde da empresa.