Tendências para empreendedores em 2025: saiba como aproveitá-las Conheça as principais tendências para empreendedores para 2025 - Shutterstock

Se você tem um empreendimento, sabe que a todo momento surgem novas tendências nessa área. Por isso, é preciso ficar de olho para estar sempre antenado nas novidades. E, de acordo com Urandir Fernandes de Oliveira, empreendedor e CEO de 18 empresas, isso não vai ser diferente em 2025.

“Acredito que o ambiente empresarial em 2025 vai evoluir rapidamente, com inovações tecnológicas, mudanças de comportamento do consumidor e transformações econômicas que vão trazer novos desafios e oportunidades para empreendedores no Brasil e no mundo”, comenta ele. 

Tendências para empreendedores em 2025

Para o especialista, as principais tendências que vão moldar o futuro dos negócios serão impulsionadas pela necessidade de adaptação, inovação e sustentabilidade. Abaixo, ele lista algumas dessas tendências para empreendedores em 2025 e explica como usá-las a seu favor:

Inteligência artificial e automação avançada

Segundo Urandir, a IA não será mais uma vantagem competitiva restrita a grandes empresas, mas sim uma ferramenta essencial para todos os empreendedores. Desde assistentes virtuais e automação de marketing até análise preditiva de dados, a IA vai ajudar empresas a operar com mais eficiência e personalizarem produtos e serviços em escala. 

Por exemplo, uma startup pode usar IA para melhorar o atendimento ao cliente com chatbots automatizados ou para otimizar processos de produção com a automação de tarefas repetitivas.

Como aproveitá-la:

  • Implementar soluções de IA para automatizar tarefas administrativas e operacionais, liberando tempo para focar em inovação
  • Investir em tecnologias de aprendizado de máquina para analisar dados do mercado e prever tendências de consumo
  • Criar uma experiência personalizada para o cliente, ajustando serviços ou produtos em tempo real com base nas preferências detectadas

Sustentabilidade e negócios verdes

Muitos consumidores têm preferência por empresas e produtos sustentáveis. Por conta disso, práticas nesse sentido podem ajudar sua empresa a crescer muito. “Em 2025, consumidores não estarão apenas interessados em produtos ecológicos, mas também em empresas que demonstrem um compromisso real com a redução da pegada de carbono e a adoção de práticas de economia circular”, explica o especialista. 

Como aproveitá-la:

  • Investir em cadeias de fornecimento sustentáveis, desde a escolha de materiais recicláveis até a redução de desperdícios na produção
  • Buscar certificações ecológicas que comprovem o compromisso ambiental da sua empresa, aumentando a credibilidade perante o consumidor
  • Criar campanhas de marketing que mostrem de forma transparente os esforços da empresa para se tornar mais verde e sustentável

Economia criativa e conteúdo imersivo

O conteúdo digital, incluindo realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), tornará as experiências mais imersivas. Empresas criativas podem oferecer experiências mais envolventes para os consumidores. 

Como aproveitá-la:

  • Explorar realidade aumentada para criar catálogos virtuais interativos ou oferecer experiências imersivas no e-commerce
  • Criar conteúdo de vídeo interativo e narrativas envolventes que usem tecnologias como o metaverso para envolver e cativar novos públicos
  • Oferecer experiências de aprendizado ou treinamento usando realidade virtual, especialmente em setores técnicos ou de design

Saúde e bem-estar no trabalho são tendências para empreendedores

O profissional explica que bem-estar mental e físico dos colaboradores será uma prioridade nas empresas do futuro. Em 2025, as startups e empresas que focarem em criar uma cultura organizacional saudável e que promovam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional terão vantagens competitivas, atraindo e retendo os melhores talentos.

Como aproveitá-la:

  • Oferecer programas de bem-estar focados em saúde mental, incluindo sessões de terapia, práticas de mindfulness e suporte remoto para colaboradores
  • Implementar modelos de trabalho híbrido, equilibrando a flexibilidade do trabalho remoto com oportunidades de colaboração presencial
  • Focar em criar ambientes de trabalho inclusivos e diversificados, incentivando a inovação e o engajamento dos colaboradores


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...