Muitos empreendedores já entenderam que uma presença nas redes sociais é essencial para alavancar vendas, especialmente as online. Afinal, a partir delas, você consegue se conectar com o seu público, o que, consequentemente, aumenta suas vendas. E uma das plataformas mais promissoras nesse sentido é o TikTok.
De acordo com um relatório de tendências de consumo de 2025 da Coefficient Capital e do jornalista Dan Frommer, do boletim The New Consumer, o TikTok Shop chegou até a ultrapassar gigantes do varejo, como Shein e Sephora, na preferência dos consumidores nos EUA. Ou seja, é uma oportunidade muito boa para os empreendedores.
“Existem diversas empresas, de diferentes portes, que se consolidaram e multiplicaram o faturamento graças ao TikTok. Tudo com estratégias bem mais simples do que pode parecer”, ressalta Ana Clara Magalhães, senior manager de aquisição do Ecommerce na Prática, a maior escola de e-commerce do mundo.
A rede social é tão poderosa que, por meio dela, é possível conquistar um público e criar desejo em cima de produtos antes mesmo da loja chegar a abrir. “É possível apostar em mostrar o processo de criação da loja, os bastidores do negócio e os produtos que você vai vender, de modo que possa já se conectar com a comunidade antes mesmo do lançamento”, afirma Magalhães.
A seguir, a especialista dá mais algumas dicas de como usar o TikTok a seu favor nas vendas online:
Conheça a plataforma
Antes de tudo, é preciso conhecer bem o TikTok, para só aí poder usá-lo para suas vendas. Isso porque seu perfil de funcionamento é diferente de todas as outras redes sociais, e é importante entendê-lo. Assim você compreende como conseguir que pessoas vejam seus vídeos de forma orgânica, por exemplo.
Encontre a sua comunidade
O TikTok foi desenhado para enviar vídeos para as pessoas de acordo com os interesses dela. Assim, se alguém começar a ver vários vídeos sobre livros, por exemplo, mais criadores de conteúdo desse tipo aparecerão para ela. Por isso, entender sua comunidade será essencial para potencializar suas vendas na plataforma.
Mas como fazer isso? Basta pesquisar por palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e ver que tipo de conteúdos as pessoas mais assistem e interagem dentro desse nicho.
Crie conteúdos específicos para o TikTok
Muitas pessoas acabam cometendo o erro de, ao tentar usar o TikTok para vendas, pegar os vídeos que já criaram para o Instagram, por exemplo, e jogar lá, sem criar coisas novas. Todavia, como o TikTok tem suas peculiaridades, é necessário entender a preferência dos usuários dessa plataforma.
Nesse sentido, esqueça os vídeos super produzidos e aposte no simples e genuíno – vídeos de bastidores, que narram o dia a dia do seu negócio, podem ser muito bem recebidos, por exemplo. Além disso, foque em falar a língua da comunidade, capturar a atenção rapidamente e ser envolvente do início ao fim.
Aposte no marketing de influência
De acordo com Ana Clara Magalhães, esse passo não é obrigatório, porém pode ser uma estratégia com muitos resultados. Busque influenciadores dentro do seu nicho ou de nichos complementares e tente criar parcerias, lembrando que mesmo parcerias com criadores menores podem dar resultados, desde que eles sejam influentes no seu nicho específico.