Você sabia? Mais de 65% das empreendedoras brasileiras são mães Mães empreendedoras - Foto: Shutterstock

Você sabia que a maior parte das empreendedoras brasileiras são também mães? Pois é – 67% delas, de acordo com o estudo “Empreendedorismo Feminino” feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O levantamento mostrou ainda que, em média, as mães empresárias trabalham em torno de 34 a 35 horas trabalhadas semanais. Além disso, quando essas mulheres e os homens empreendedores foram questionados sobre as razões para abrir um negócio, foi mais comum elas comentarem a necessidade de cuidar dos pequenos como um dos motivos.

“Em geral, mães empreendedoras decidem ter a própria empresa para ter flexibilidade de horário que permita cuidar do filho. Elas querem viver o sonho de ter seu empreendimento, mas não abrem mão de estar presentes na criação da prole. É um esforço quase homérico, mas com organização e planejamento, aos poucos, conseguimos”, explicou a aceleradora e impulsionadora de negócios entre mulheres, Elayne Borel, que também é CEO da Rede Mulheres de Negócios (MN).

Segundo ela, esse empreendedorismo feminino tem crescido cada vez mais. “Além de empreender com produtos, as mulheres estão muito fortes no fornecimento de serviços, se concentrando em fazer a alta gestão de empresas sólidas em segmentos como transporte, logística e comunicação”, acrescentou.

Desafios do empreendedorismo feminino

Apesar de haver cada vez mais mães empreendedoras e mulheres nesse ramo no geral, existem ainda muitos desafios no empreendedorismo feminino e é preciso vencê-los. Um dos maiores é a pouca representatividade das mulheres na área. Isso faz com que muitas não saibam em quem se espelhar e tenham medo de tentar.

Além disso, por conta da sociedade ainda machista, muitas vezes aparecem menos oportunidades para as mulheres, ainda mais quando são mães, pois imagina-se que elas terão menos tempo para o trabalho. Contudo, em grande parte das vezes, como já mencionado, justamente por serem mães é que elas vão querer trabalhar duro em uma empresa.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...