Plano de negócios: saiba a importância para a sua empresa O plano de negócios ajuda a ter uma análise prévia do mercado consumidor - Foto: Shutterstock

O plano de negócios é uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa. É por meio dele que você pode planejar os próximos passos do seu negócio para garantir que esses objetivos sejam alcançados. Ele é fundamental para identificar possíveis erros e reduzir riscos que possam prejudicar a sua empresa. 

O contador e administrador Marcello Marin explica que para isso é necessário colocar seu planejamento no papel. “Quando eu falo ‘no papel’, é de todas as maneiras. Você precisa fazer contas, entender como vai ser a sua lucratividade, fazer pesquisas de mercado a respeito de clientes e buscar informações de fornecedores”. 

“O plano de negócio é você fazer o planejamento para que, quando você entrar com esse negócio, tenha o mínimo de erro possível. Você não vai ao mercado para cometer erros; você já planejou anteriormente. Quando vai ao mercado, já tem um plano, já fez estudo, já fez pesquisa e já viu N coisas que vão te ajudar a ter a empresa no caminho correto”, acrescenta. 

Como fazer o plano de negócios?

O plano de negócios é importante para ter uma análise prévia sobre o mercado, seu tamanho e o sobre o consumo. Assim, você já entenderá, antes de lançar o seu produto ou o seu serviço, como esse mercado funciona. Isso não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise. 

“Ele te ajuda e mostra que você pode estar no caminho certo ou no caminho errado. Não que ele resolva o mundo. Mas vai te ajudar a evitar problemas futuros”, comenta o mestre em Governança Corporativa e especialista em Recuperação Judicial. De acordo com ele, a análise financeira é essencial para elaborar o plano de negócios. 

“Quando falamos do passo a passo de um plano de negócios, os principais itens que precisamos entender são os financeiros. E aí, o financeiro incluirá fornecedores, parte tributária e clientes. Você terá que entender o tamanho do cliente. Não existe um passo a passo, mas você precisa ter todo o seu planejamento de fornecedores, clientes, vendas, custos, despesas, marketing e vendas”. 

Para isso, é preciso fazer um orçamento completo da empresa, um estudo completo da empresa antes dela existir. “Por isso, o plano de negócios e o planejamento se confundem aqui. E você terá que escrever sobre essa empresa. Ou seja, o que vai ser, como vai ser, qual mercado você quer atingir e como vai atingir. Não temos uma receita de bolo, mas o principal é ter todas as informações possíveis para um bom planejamento”, finaliza. 


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...