
Com os pagamentos começando em fevereiro, muitos trabalhadores têm dúvidas se podem receber o PIS/Pasep. Esse benefício funciona como uma “14° salário” para pessoas de baixa renda, e é direito de quem trabalha com carteira assinada. Por isso, é importante saber como consultar esse saldo e conferir se você se enquadra para sacar o valor!
O que é PIS/Pasep?
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são dois programas de contribuição social. Ou seja, eles financiam benefícios para trabalhadores assalariados e outros grupos da seguridade social, como aposentados.
Quem tem direito a receber o PIS/Pasep?
Para receber o PIS/Pasep, é necessário cumprir os requisitos, sendo eles: tem trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base de 2023, recebendo até dois salários. Além disso, também é preciso estar inscrito no programa há mais de 5 anos. É fundamental atender a todos os critérios. Ou seja, se faltar um, não terá direito ao benefício.
Como consultar se eu tenho PIS/Pasep a receber?
A consulta do PIS/Pasep acontece diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Basta fazer o download, entrar com a sua conta Gov.br e conferir na aba “Benefícios” e “Abono Salarial”. Além disso, é possível conferir também na Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158).
Como receber o PIS/Pasep 2025?
Se você atende aos critérios e conferiu que tem saldo a receber do PIS/Pasep, basta aguardar o calendário de pagamentos para solicitar o saque, que acontece por lotes, conforme o mês de nascimento do trabalhador. O prazo começa em fevereiro e vai até agosto. O PIS é pago pela Caixa e o Pasep pelo Banco do Brasil. Ambos priorizam o depósito por conta-corrente. No entanto, também permitem o saque nas agências bancárias e caixas eletrônicos.