Tecnologia no dia a dia: veja como usar IA no controle financeiro Tecnologia no dia a dia: veja como usar IA no controle financeiro

É certo que as novas tecnologias vieram para ficar, mas também é possível usar IA no controle financeiro! Existem diversas opções que tornam mais simples a organização diária e o monitoramento do seu dinheiro. Por isso, vale a pena conferir algumas dicas de como aplicar esses novos sistemas na rotina:

1. Assistente pessoal

Um dos principais usos da IA no controle financeiro é ter um assistente pessoal inteligente para tirar dúvidas e auxiliar nas tarefas diárias. Plataformas como ChatGPT e DeepSeek podem responder perguntas, oferecer ajuda rápida e trazer conselhos estratégicos para auxiliar nos seus objetivos. Tente usar um assistente pessoal de IA para fazer contas, saber mais sobre finanças ou mesmo para lembretes de organização.

Também é uma excelente forma de montar seu cronograma, saber exatamente quando e como gastar, tendo um monitoramento visual muito mais prático no dia a dia. Isso é fundamental para quem quer colocar a vida financeira nos eixos e não sabe por onde começar.

2. Automatizar tarefas

A IA no controle financeiro também pode ajudar com a automação de tarefas. Diversos aplicativos, como o Mobills, por exemplo, realizam atividades sem precisar de inserção manual. Imagine a praticidade de não precisar incluir cada gasto, e ter uma ferramenta inteligente integrada no cartão de crédito. Ou, ainda, pedir para o ChatGPT fazer uma tabela personalizada para usar como planilha de controle. Tudo isso é possível com a inteligência artificial, reduzindo o trabalho manual de várias atividades.

Além disso, contar com essa ferramenta é uma maneira de criar hábitos e não esquecer de alimentá-los. Muitos desistem de controlar as finanças por não ter como realizar todas as tarefas continuamente. Mas com uma automação simples, não precisa preencher fichas todos os dias para ter uma organização eficiente e prática!

3. Investimentos personalizados

Ainda, outra forma de usar a IA no controle financeiro é pedir investimentos personalizados. Por exemplo, ferramentas de corretoras possuem simuladores que analisam seu perfil e recomendam os melhores produtos. Ou você pode pedir uma análise para os chatbots, descrever suas metas, perfil e orçamento, recebendo um conjunto de ativos que combina com o que você busca. Ou seja, tem menos riscos e mais chances de ter sucesso na organização financeira!