5 dicas infalíveis para se livrar das dívidas de vez Veja dicas de como se livrar das dívidas - Shutterstock

Atualmente, muitas famílias brasileiras estão passando por problemas com dívidas e sem perspectiva de quitação. O problema aumentou muito na época da pandemia, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. E, para saber como se livrar desse problema, é necessário primeiro entender de onde ele surgiu.

Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a maioria das dívidas surgem por conta de empréstimos ou do uso incorreto do cartão de crédito. A falta de educação financeira também não ajuda, uma vez que as pessoas acabam não sabendo os riscos que estão correndo. 

A seguir, Brad Liebmann, executivo da fintech alt.bank, dá 5 dicas de como se livrar das suas dívidas de uma vez por todas:

Mapeie seus gastos 

O primeiro passo é entender como você tem gastado seu dinheiro. Escreva tudo em um papel ou planilha e analise tudo para entender quais gastos são realmente necessários e quais podem ser dispensados. 

Pense nos seus hábitos para se livrar das dívidas

Alguns hábitos que parecem inofensivos no dia a dia podem estar gastando mais dinheiro do que você pensa. Assim, após entender quais estão sendo seus gastos, pense em melhorar alguns deles. 

As dicas de Brad Liebmann são:

  • Banhos podem ser mais rápidos
  • Luzes não precisam ficar acesas em todas as situações
  • A lista de compras no supermercado provavelmente também contém itens dispensáveis
  • Trajetos de poucos quilômetros, como ir à padaria, por exemplo, podem ser feitos andando ou de bicicleta, para não gastar combustível 

Atenção ao cartão de crédito e às dívidas parceladas

Compras parceladas podem parecer uma mão na roda às vezes, mas mesmo aquelas sem juros conseguem trazer problemas. Isso porque elas te dão a impressão de estar gastando menos e, dessa forma, fazem com que não perceba que está usando mais dinheiro do que deveria. 

Isso sem contar que os juros do cartão de crédito costumam ser bem altos. O melhor, nesse sentido, é sempre conseguir parar o valor integral das faturas. 

Busque uma renda extra para se livrar das dívidas

Os brasileiros são muito criativos na hora de pensar em negócios possíveis para empreender. E isso pode ser ótimo para quem precisa de uma renda extra para pagar suas dívidas. Contudo, tenha cuidado para criar um modelo de negócio que realmente vá dar lucros, e não acabar trazendo mais dívidas. 

Crie uma reserva de emergência

Por fim, depois que conseguir pagar dívidas, é essencial fazer uma reserva de emergência para não acabar voltando ao vermelho. O ideal é ir separando um pouco de dinheiro cada mês até ter o suficiente para se manter por seis meses caso algo ocorra. 


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...