
Casar é um momento especial, e ter dicas para economizar no casamento é melhor ainda. Afinal, esse evento pode sair bem caro se você não tiver um plano bem definido. Mas com criatividade e foco no que realmente importa, é possível dizer “sim” sem começar a vida a dois no vermelho. A seguir, veja 5 dicas valiosas para economizar ao planejar um casamento:
1. Defina um orçamento e siga à risca
Antes de qualquer coisa, defina quanto vocês podem gastar, e se mantenha nesse valor. Comece com uma planilha com todos os itens previstos e seus respectivos valores. Isso ajuda a ter clareza das prioridades, e também evita cair nas tentações que todo casamento possui. Sejam arranjos diferentes, ou um detalhe que não estava no plano, essas inclusões podem extrapolar o orçamento. Por isso, começar com um plano bem sólido e ter em mente o que deseja para o grande dia é uma boa forma de economizar.
2. Escolha datas e horários alternativos
Além disso, existem outras dicas para economizar no casamento usando apenas macetes comuns. Por exemplo, casar durante a semana ou em domingos à tarde costuma ser mais barato do que aos sábados à noite. Também é possível economizar se o casamento for fora da alta temporada (abril, maio, setembro e dezembro são meses mais disputados). Assim, opte por escolher os melhores períodos, e, se possível, reserve seus fornecedores com antecedência para essas datas. Os valores costumam colaborar com o planejamento.
3. Faça uma cerimônia e recepção mais intimistas
Claro, outra dica para economizar no casamento é enxugar a lista de convidados. Uma cerimônia menor, com pessoas mais próximas, além de mais econômica, tende a ser mais aconchegante. Pense bem em quem deseja ter no grande dia, pois cada pessoa acrescenta um pouco em termos de custos. Além disso, uma cerimônia íntima e reservada significa locais menores, buffet menos elaborado e valores mais baratos no orçamento.
4. Pesquise fornecedores locais e faça negociações
Evite contratar serviços de outras cidades, pois isso inclui custos com deslocamento e hospedagem, deixando o valor final bem mais caro. Em vez disso, pesquise fornecedores locais, peça orçamentos e não tenha medo de negociar. Muitos oferecem bons descontos para pagamento à vista ou pacotes combinados, além de investir a longo prazo. Reserve as coisas com, no mínimo, um ano de distância, para garantir bons valores.
5. Invista no “faça você mesmo”
Por fim, nada como o bom “faça você mesmo” para economizar no casamento. Itens como lembrancinhas, convites, decoração simples e até alguns doces podem ser feitos pelo casal ou com a ajuda de familiares. Além de economizar, isso dá um toque personalizado ao evento. Existem vários vídeos e tutoriais na internet para quem quiser investir!