Em janeiro, quase sempre surgem algumas despesas extras com as quais é preciso lidar. Material escolar dos pequenos, IPVA, IPTU… são vários os gastos no início do ano. Assim, muitas pessoas já começam o ano desesperadas por conta de dinheiro ou até endividadas.
Para que isso não ocorra com você e seu início de ano seja bem mais tranquilo financeiramente, é preciso seguir algumas dicas essenciais. São elas:
Liste as despesas de janeiro
Já que janeiro tem algumas despesas diferenciadas, já anote todas elas em algum lugar e descubra quanto deve gastar com elas. Assim, você se organiza melhor e já coloca um limite no quanto pode usar para outras coisas durante o mês.
Compare preços sempre
Sempre que for comprar algo, especialmente nesse momento de início do ano, o melhor é buscar pelo preço do produto em diferentes lojas. Dessa forma, você evita acabar comprando algo por um preço maior do que o necessário.
Crie uma reserva
Sabe aquele dinheiro a mais que você pode ter recebido, como um 13º salário ou bônus de férias? Em vez de gastar tudo, é melhor guardar esse dinheiro, ou ao menos parte dele, para essas despesas extras de janeiro ou para alguma emergência que surja.
Gaste apenas o necessário
Reveja seu orçamento do mês e retire aqueles gastos mais supérfluos e que podem ir embora pelo menos em janeiro. É o caso, por exemplo, de pedidos delivery e almoços fora de casa, que podem ser diminuídos ou até cortados por um tempo.
Não demore para separar uma parte para poupança e investimentos
Logo que receber seu salário, já separe uma parte para a poupança. Assim, você já coloca esse dinheiro lá antes que acabe gastando-o. Outros investimentos também podem ser feitos, e nesse sentido o melhor é começar com valores pequenos.