“Quer parcelar?” – quando essa pergunta aparece, muita gente já fica cheio de dúvidas, ainda mais em compras grandes. Afinal, parcelar pode parecer uma ótima opção para não ter que gastar todo aquele dinheiro de uma vez. Contudo, só de pensar nas parcelas se acumulando lá na frente, muita gente já fica até com dor de cabeça.
Então, qual é a melhor alternativa? De acordo com muitos profissionais, sempre que for possível, no geral o mais adequado é pagar à vista mesmo, justamente para evitar que as parcelas se acumulem ou você se esqueça delas nos meses seguintes e não lembre de guardar uma quantia para pagá-las. Isso sem contar que você evita os juros, que podem ser bem altos.
Contudo, isso vai depender de muitos fatores. A seguir, veja algumas dicas para refletir antes de uma compra grande, tanto para ver se ela realmente pode ser feita no momento quanto para decidir de que forma a pagar, parcelado ou à vista:
Priorize o pagamento à vista
Como já mencionado, o melhor, na maioria das vezes, é pagar à vista. Assim, uma boa ideia é tentar juntar o dinheiro necessário para fazer a compra dessa forma antes de tudo. Isso também auxilia a mudar um pouco a mentalidade e começar a comprar as coisas apenas quando já avaliou bem se vai conseguir pagar no momento.
Não deixe dívidas se acumulando
Para decidir se vai pagar parcelado ou à vista, também é preciso pensar sobre o que isso vai trazer para o seu futuro. Se parcelar, é necessário entender se isso vai causar dívidas depois e analisar ainda se você já tem outras dívidas esperando para serem pagas. Se sim, pague antes de comprar algo novo.
Cuidado com as compras impulsivas
Por fim, as compras impulsivas são um problema e é justamente nelas que você mais deve evitar pagar parcelado. Isso porque, quando você faz uma compra impulsiva, pode acabar não pesando bem todos os fatores e raciocinando tanto quanto deveria.