
Os lotes da restituição do IR são uma das partes mais importantes desse processo. Afinal, é quando os contribuintes recebem o que é devido. No entanto, o pagamento não acontece todo de uma vez. Existe uma ordem estabelecida pela Receita Federal, que ajuda a elaborar melhor essa distribuição de renda. É fundamental entender como essa divisão funciona e quais as datas esperadas para esse ano!
Por que existem os lotes de restituição do IR?
Ao longo do ano, os brasileiros podem pagar mais impostos do que o devido. Isso acontece em compras, consumos e serviços. Nesse caso, a Receita Federal calcula o que é devido e ressarce o contribuinte. Contudo, são milhões de pessoas para pagar, e, por isso, é preciso ter um calendário para organizar os depósitos e auxiliar no monitoramento do processo.
Quem tem prioridade nos lotes?
A Receita Federal divide os contribuintes em grupos prioritários e não prioritários. A ordem de pagamento segue a seguinte regra:
- Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou doença grave e professores cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix;
- Demais contribuintes, seguindo a ordem de entrega da declaração.
Datas previstas para os lotes de restituição do IR
Em 2025, a restituição do Imposto de Renda já tem um cronograma divulgado pela Receita Federal. Os pagamentos serão em cinco lotes, seguindo essas previsões:
- 1º lote – 30/05/2025
- 2º lote – 30/06/2025
- 3º lote – 31/07/2025
- 4º lote – 29/08/2025
- 5º lote – 30/09/2025
Dentro de cada grupo, o programa seguirá a ordem de entrega da declaração. Por isso, faça o seu imposto de renda quanto antes! Em seguida, para saber em qual lote está a sua restituição, basta acompanhar o status no site da Receita Federal, no programa para computador ou no aplicativo oficial.