Ter um bom controle financeiro pessoal pode parecer impossível às vezes. Afinal, parece que os gastos só aumentam, muitas vezes aparecendo de surpresa, e é difícil não se afundar cada vez mais, não é mesmo?
Contudo, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido. Com elas, dá para economizar mais todos os meses e até ter aquele tão desejado dinheirinho sobrando no final.
A seguir, veja algumas dicas essenciais para um controle financeiro pessoal:
Faça um orçamento
Faça uma lista com todos aqueles gastos fixos que você tem todo mês, como uma média das contas de luz, água, aluguel etc. Assim, você vai saber quanto sobra para outros gastos, lembrando que é sempre importante guardar uma parte para emergências.
Evite gastos desnecessários
Isso pode parecer meio óbvio, mas muitas vezes é fácil acabar se perdendo por conta de uma promoção ou compra impulsiva. Evite sempre os gastos desnecessários, pensando bem antes de fazer qualquer compra. Avalie se aquilo realmente terá uso na sua vida e se você pode mesmo pagar.
Lembre-se das despesas anuais
Um erro bem comum é anotar todas as suas despesas mensais, porém se esquecer daqueles que só aparecem uma vez por ano, como o IPVA e o IPTU. Isso pode causar surpresas desagradáveis caso você já não tenha uma quantia separada para esses custos.
Utilize a tecnologia
Há vários aplicativos atualmente que ajudam no controle financeiro pessoal. Em muitos deles, é possível anotar todos os seus gastos, criar gráficos, metas e planilhas e aprender mais sobre como cuidar das finanças.
Estude muito
Por fim, é sempre bom estudar cada vez mais sobre finanças, para ter um controle financeiro pessoal melhor. Para isso, leia livros, participe de cursos e converse com pessoas da área. Além disso, existem muitos profissionais atualmente fazendo vídeos para plataformas como o YouTube sobre a temática.