Imposto de Renda: veja como abater parte do IR com doações Doações efetuadas a projetos sociais podem ser deduzidas do Imposto de Renda - Shutterstock

No dia 30 de maio termina o prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda 2025. A Receita Federal estima receber até 46,2 milhões de declarações este ano. Contribuintes que têm imposto a pagar ainda podem realizar doações dedutíveis, diminuindo o valor final devido ao Fisco. 

O cálculo do desconto é realizado automaticamente pelo sistema da Receita Federal no momento da entrega da declaração. Essa iniciativa permite que parte dos tributos seja revertida para causas sociais, proporcionando apoio a projetos que impactam positivamente diversas comunidades pelo Brasil. 

Como funciona?

O limite para deduções feitas no ano anterior varia de 6% a 7%, dependendo do tipo de projeto beneficiado. De acordo com a lei, é possível destinar até 6% do imposto devido para instituições beneficentes e projetos sociais, como fundos da criança e do adolescente, fundos do idoso, projetos culturais.

Já o percentual de 7% aplica-se exclusivamente a iniciativas na área esportiva. Contudo, é importante destacar que nem toda doação rende o desconto no Imposto de Renda. Doações feitas por mera liberalidade a partidos políticos, candidatos, entidades filantrópicas e de educação, parentes, dízimos a igrejas e cestas básicas doadas a qualquer pessoa não são passíveis de dedução no IR.

Vale lembrar que é necessário utilizar o modelo de declaração por deduções legais para ter direito ao abatimento. Para ajudar a realizar o processo, especialistas da Unicred União compartilham três dicas para quem deseja aproveitar esse benefício fiscal. Com essas orientações, além de reduzir o valor do Imposto de Renda, você contribui para causas importantes e transforma sua obrigação fiscal em solidariedade.

1. Escolha uma instituição habilitada

Verifique se a entidade escolhida está habilitada para receber doações dedutíveis do IR, conforme as regras da Receita Federal.

2. Faça a doação dentro do prazo

Para que a dedução seja válida, é preciso realizar a doação antes da entrega da declaração.

3. Guarde os comprovantes

A Receita Federal exige que o contribuinte comprove a doação para a aplicação do benefício. Assim, tenha os recibos em mãos no momento de preencher a declaração. 


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...