Imagine que uma pessoa passou por dificuldades financeiras ao longo do ano e, por conta disso, chegou à inadimplência. Se, nesse momento do fim de ano, ela desistir de conseguir voltar a ter saúde financeira e deixar tudo para ser resolvido no ano que vem, só vai piorar a situação mais e mais, não é mesmo?
Por isso, é importante ir atrás das soluções para o problema o mais rápido possível. E, se você quer tomar uma atitude, mas não sabe bem como sair da inadimplência e quitar as dívidas, não se preocupe. De acordo com a economista e educadora financeira Mila Gaudencio, consultora do will bank, há algumas dicas que podem te ajudar bastante com isso.
Confira as orientações da especialista a seguir:
Olhar além dos números
A especialista defende que os números são respostas para o comportamento financeiro. Então, se as dívidas apareceram, não adianta apenas tentar pagá-las. É preciso buscar pelo autoconhecimento financeiro e entender os motivos que o levaram até este cenário.
“Nossa relação com dinheiro não se dá apenas por fatores racionais. Há muitas emoções em jogo e, em alguns casos, as dívidas chegam e muitas vezes não sabemos como sair delas. Por isso, é necessário rever rotas e aproveitar as oportunidades de renegociação, como os feirões realizados pelos bancos”, afirma Mila.
Elencar e reavaliar finanças pessoais
É muito importante entender como você tem gastado seu dinheiro, separando entre o que é necessário ou não, e criar um plano para o futuro. “É preciso olhar o que tem na linha de gastos básicos e o que tem na linha do conforto, bem como prever gastos fixos e variáveis”, sugere a consultora financeira do will bank.
Dar um passo de cada vez
Mila Gaudencio explica que, a partir do autoconhecimento financeiro, é possível buscar renegociações com o credor. Feirões de renegociação de dívidas são uma janela de oportunidade.
“Se houver muitas dívidas e não for possível arcar com todas ao mesmo tempo, que se dê o primeiro passo e faça o pagamento da dívida que for possível resolver nesse momento”, ressalta. Ou seja, é melhor ir atrás e resolver o problema parcialmente do que paralisar e desistir.
Assim, se você está precisando sair da inadimplência, pode seguir essas dicas para se livrar desse problema de vez!