Por que vale a pena aprender a fazer comida em casa? Veja como economizar Por que vale a pena aprender a fazer comida em casa?

Comer fora pode parecer prático, mas o custo disso, no fim do mês, costuma pesar bastante no orçamento, e aprender a fazer comida em casa se torna mais atrativo. Muitas pessoas acreditam que demanda muito talento, ou muito tempo, mas, na verdade, é uma das formas mais eficazes de economizar dinheiro sem abrir mão da qualidade e da variedade das refeições. Além disso, permite um controle maior sobre os ingredientes usados, o que impacta também na saúde.

Mesmo para quem tem pouco tempo, dá para se organizar e preparar marmitas, lanches ou até um jantar rápido. O segredo está em planejamento, criatividade e algumas práticas simples que facilitam o dia a dia na cozinha.

Dicas para economizar e fazer comida em casa

1. Monte cardápios semanais

Para quem está começando a fazer comida em casa e quer economizar, o primeiro passo é ter um planejamento. Isso evita desperdícios e compras por impulso, além de te permitir ter controle sobre os alimentos disponíveis. Faça uma lista com refeições simples para a semana, pensando em ingredientes que podem ser usados em mais de um prato. Assim, você otimiza as compras e reduz o risco de deixar comida estragar na geladeira.

2. Cozinhe em maior quantidade

O objetivo de cozinhar em casa é economizar nos almoços fora, e, para isso, vale separar um tempo apenas para isso. Nesse caso, preparar marmitas ou porções extras e congelar é uma ótima maneira de otimizar o processo. Além disso, existem várias receitas que podem ser apenas resfriadas, ficando semiprontas e te agilizando o processo quando quiser variar.

3. Aproveite promoções do mercado

Uma das vantagens de fazer comida em casa é poder economizar não apenas ao evitar delivery ou marmitas de fora, mas também escolher promoções e otimizar o orçamento da lista de compras. Acompanhe as ofertas de hortifrúti, proteínas e grãos em diferentes lugares. Quando encontrar bons preços, compre em maior quantidade e congele o que for possível. Isso reduz muito o gasto com refeições prontas ou compras de última hora.

4. Comece com receitas simples

Por fim, fazer comida em casa não precisa ser difícil. Não vire um chef para começar. Aposte em pratos básicos como arroz, feijão, omeletes, macarrão e saladas. Com o tempo, você pode ir testando novas receitas e ganhando mais segurança. Dessa forma, terá confiança, comerá melhor e, de quebra, ajudará no seu orçamento.