Receita Federal mudou a prioridade na restituição do imposto de renda; veja a nova ordem! Receita Federal mudou a prioridade na restituição do imposto de renda; veja a nova ordem!

A prioridade na restituição do imposto de renda é a ordem que a Receita Federal disponibiliza os pagamentos dos contribuintes. No entanto, agora eles devem ficar atentos, pois o Fisco mudou os grupos que irão receber primeiro o retorno.

O que mudou na prioridade da restituição do imposto de renda?

A Receita Federal fez algumas alterações nos critérios de prioridade para a restituição do Imposto de Renda em 2025. Isso porque a instituição quer acelerar os pagamentos. Por isso, incluiu uma nova categoria depois dos idosos e pessoas com doenças ou deficiências.

Agora, idosos de 80 anos ou mais continuam com prioridade máxima, seguidos de idosos de 60 anos. No entanto, em segundo lugar, virá os contribuintes que escolheram a declaração pré-preenchida e o pagamento por Pix. Essa será uma forma de incentivar a adesão para essas duas ferramentas, que tornam o processo menos burocrático.

Em seguida, a prioridade no calendário da Receita Federal será para pessoas que escolheram um ou o outro. Ou seja, aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida ou por receber no Pix. Além disso, se manterá a ordem de envios, assim, quem enviar antes, receberá primeiro.

Qual é o calendário de restituição do Imposto de Renda?

As datas para o pagamento do Imposto de Renda para 2025 é semelhante ao dos anos anteriores. Dessa forma, serão cinco lotes, começando no final do prazo e seguindo até o segundo semestre. A primeira liberação está programado para 30 de maio, seguida de 30 de junho. O terceiro lote ocorrerá em 31 de julho, o quarto em 29 de agosto, e o último lote em 30 de setembro.

É importante saber quais as datas de pagamento e qual a prioridade na restituição do imposto de renda, para se programar nos recebimentos e atualizar o planejamento financeiro com o valor que irá receber.