
Depois de tanto trabalhar e chegar na terceira idade, muitos beneficiários acabam descobrindo que o valor pago está abaixo do que esperavam, e aí surge a dúvida: vale a pena pedir uma revisão da aposentadoria? Em alguns casos, é interessante, e até indicado, especialmente se houve erro no cálculo ou se o INSS deixou de considerar períodos importantes da sua contribuição. No entanto, é importante ter conhecimento sobre o assunto, para não enfrentar uma causa perdida!
4 situações em que pode valer a pena pedir a revisão
1. Quando tem um erro no tempo de contribuição
Um dos casos mais clássicos que permite a revisão da aposentadoria é quando o INSS não reconheceu corretamente todos os períodos de trabalho, como empregos informais ou contribuição como autônomo, o que pode afetar diretamente o valor da aposentadoria. Nesses casos, reunir documentos e comprovantes pode fazer toda a diferença. Se precisar, contrate um especialista para te ajudar a entrar com o processo e exigir o reconhecimento de outros períodos.
2. Quando não incluiu algum salário
Além disso, é possível que algum salário de contribuição tenha ficado de fora, ou esteja com o total incorreto. Como esses valores entram no cálculo final, a correção pode aumentar o benefício. Nesse caso, vale revisar o CNIS (cadastro de vínculos) e conferir se todas as remunerações estão corretas, indicando uma possível alteração no pagamento.
3. Quando a regra do benefício mudou após o pedido
Outro caso que pode acontecer é se você se aposentou perto de uma mudança de regra, e acredita que teria direito a uma condição mais vantajosa com outra fórmula de cálculo. É comum que os estados e municípios implementem atualizações na política vigente de aposentadoria, mas pode prejudicar o seu recebimento caso o valor venha menor. Entenda quais casos entram nessas novas regras e veja se você teria direito a um proporcional maior.
4. Quando o pedido teve pouca orientação
Por fim, muita gente se aposenta sem consultar um especialista e acaba aceitando o primeiro cálculo do INSS. Uma revisão de aposentadoria com o apoio de um profissional pode identificar falhas e abrir caminho para um valor mais justo. Se você suspeita que deveria receber mais, mas não sabe onde está o erro, procure um advogado para te orientar e solicitar uma revisão mais justa. Isso é um direito do cidadão, mas exige estratégia, para receber o que é justo e não correr riscos com o benefício.