Vai viajar? 5 dicas essenciais para gastar menos no passeio Veja como economizar em viagens - Shutterstock

Uma viagem pode ser extremamente divertida, relaxante e até mesmo cheia de aprendizado. Porém, algo que impede muitas pessoas de fazerem mais passeios longos desse tipo, mesmo durante as férias, são os gastos, que podem ser bem altos.

Transporte, alimentação, passeios, compras… são vários os aspectos de uma viagem que usam bastante dinheiro. E, apesar de alguns deles serem inevitáveis, na grande maioria dá para tentar dar aquela economizada usando algumas dicas.

A seguir, veja como economizar em viagens com 5 dicas simples:

Planeje a alimentação

Quando se pensa em como economizar em viagens, uma das principais questões a serem analisadas é a alimentação. Ela é um dos maiores gastos de uma viagem, mas nem sempre precisa ser.

Muitas vezes, é possível comer em locais menos conhecidos e mais baratos, longe das atrações turísticas, ou mesmo preparar refeições onde estiver hospedado. Deixe para comer em restaurantes mais caros apenas em alguns dias especiais, para experimentar aqueles locais que realmente acha imperdíveis.

Passe mais tempo em cada lugar

Pode ser difícil não querer incluir absolutamente todas as atrações possíveis no seu roteiro de viagem, mas essa geralmente não é a opção mais econômica. Ficar mais tempo em menos locais ajuda a gastar menos com deslocamentos e ingressos. E, assim, você ainda curte mais essas atrações, sem precisar sair correndo para outras.

Busque atividades gratuitas

Em várias cidades ou países turísticos há algumas atrações de graça que não perdem em nada para as experiências pagas. Museus, parques, praias e trilhas são algumas das atividades nas quais, muitas vezes, não é preciso pagar.

Crie um orçamento para as compras

Antes de viajar, pense em quanto quer gastar com compras no destino. Durante a viagem, isso torna mais fácil saber o que realmente vale a pena ou não entrar nesse orçamento.

Pesquise sobre a moeda do local

Entenda bem como funciona a moeda local, o câmbio e o poder de compra no destino. Dessa forma, é mais fácil entender quando algo está muito caro ou não, por exemplo.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...