Começo do ano para quem tem filhos em idade escolar é aquilo, né? Sempre tem um gasto a mais com a compra de mochila, cadernos, lápis, borracha, apontador, canetas, entre outros itens pedidos pela escola. Em alguns casos, especialmente se você não se planejar, esses gastos podem até ser maiores do que o que cabe no seu orçamento no momento.
Por isso, muitas pessoas buscam formas de economizar nesse momento, seja procurando as lojas com preços mais em conta ou mesmo reutilizando materiais de anos anteriores. Isso pode ajudar bastante quem não está com muito dinheiro sobrando para gastar neste começo de ano.
Vale ressaltar que alguns materiais não podem ser pedidos pelos colégios. Conforme determina a Lei n.º 12.886 de 2013, a escola não pode exigir dos pais a compra de material de uso coletivo, como itens de escritório, de higiene ou de limpeza. Também não podem pedir por produtos de uma marca ou loja específica, por exemplo.
Ou seja, se esses itens aparecerem, você não precisa gastar seu dinheiro com eles, pois a escola não deve pedi-los. É importante buscar seus direitos nesse sentido.
Mas, afinal, sobre o material escolar que precisa mesmo ser comprado, como economizar? Veja a seguir algumas dicas:
Reaproveite materiais
Não vá comprar os materiais sem antes ver com seu filho o que ele já tem em casa e ainda pode ser usado. Fora isso, dá para procurar pessoas que já estudaram na mesma escola e ainda têm os livros didáticos necessários para te dar.
Compare preços
Considerando a diferença de valores entre um estabelecimento e outro, isso é muito importante. Visite no mínimo 3 lojas antes de tomar uma decisão.
Cuidado se quiser levar os pequenos
Você pode até levar o pequeno para ajudar a escolher, mas apenas se tiver condições para comprar alguma coisinha diferente que ele vá ver lá e querer ou se conseguir conversar com ele e explicar que não tem como comprar naquele momento. Se for criar problemas, pode ser melhor não levar os pequenos, especialmente quando eles ainda são bem novinhos, pois crianças mais velhas com certeza vão querer escolher seu próprio material.
Aposte em compras coletivas
Em algumas lojas, é possível adquirir produtos em grandes quantidades e, com isso, gerar uma grande economia nas compras. Sendo assim, reúna os pais da escola do seu filho e proponha para eles a possibilidade de uma compra coletiva.
Aproveite descontos
Por fim, veja se a loja tem algum tipo de cupom ou condição especial que possa te dar um desconto. Dessa forma, você consegue economizar um pouco mais no material escolar.