A proximidade da volta às aulas leva pais e responsáveis às lojas em busca do material escolar das crianças. Com outras despesas importantes neste início de ano, é importante encontrar maneiras de gastar pouco. Pensando nisso, Rubens Fernandes Moura, professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, preparou quatro dicas essenciais para economizar nas compras do material escolar dos pequenos. Confira:
1. Reaproveite o material escolar dos anos anteriores
Dá um pouquinho de trabalho, mas é fundamental reservar um tempo e fazer um checklist do material escolar que você já tem em casa. Faça uma organização profunda em casa, e aproveite para ver o material que pode ser reutilizado. Convide a criança para participar deste momento, separando tudo o que tem e o que precisa ser comprado.
2. Reúna-se com outros pais para comprar em grupo
Essa é uma dica de ouro para economizar na compra do material escolar. Para fazer uma compra mais barata, reúna um grupo de pessoas e verifique os estabelecimentos que dão desconto em compras em maior quantidade. Em muitas cidades, diversas lojas dão esse desconto especial na compra do material.
3. Troque livros ou compre livros usados
Hoje, com a facilidade de se comunicar, é fácil pesquisar em sites escolares ou até criar um grupo no WhatsApp de pais e responsáveis e assim listar todos os livros que seu filho não vai mais usar e vender. Desta forma, se todos tiverem essa prática, vai ajudar quem não quer gastar muito neste início de ano.
4. Faça muita pesquisa de mercado
Para economizar ainda mais na compra do material escolar, faça uma boa pesquisa de mercado, pois há grande diferença de preço entre os estabelecimentos. Além disso, não deixe para comprar em cima da hora, porque este é um período de alta demanda, e a tendência é que fique ainda mais caro.