Bolsa de valores: saiba como investir o seu dinheiro Veja o passo a passo para começar a investir na bolsa de valores - Shutterstock

Investir na bolsa de valores é uma possibilidade para aqueles que desejam obter grandes ganhos e aumentar o seu patrimônio. Nela, são negociados títulos emitidos por empresas de capital aberto – as chamadas ações –, e outros investimentos, como dólar, fundos imobiliários, entre outros. 

“[A bolsa de valores] é como se fosse um catálogo de produtos para se operar no mercado financeiro. Ações, mercados futuros, termos, opções, BDR’s e FII’s são apenas alguns exemplos dos produtos que podem ser adquiridos ou negociados”, explica o contador da Contador do Trader, Luis Fernando Cabral. 

De acordo com o especialista em contabilidade para investimentos, qualquer pessoa pode investir na bolsa de valores. Basta possuir um CPF, um endereço e estar regular com a Receita Federal. Além disso, é preciso ter cadastro em uma corretora de valores de sua preferência para realizar a aplicação. 

“A corretora é a instituição financeira que fará a intermediação dos negócios com a B3 (bolsa de valores brasileira). Com acesso a corretora ele poderá adquirir seus ativos e realizar negociações de compra e venda, através de um Home Broker que será disponibilizado pela plataforma”, conta. 

Bolsa de valores oferece riscos

Apesar de ser uma grande possibilidade de investimento, a bolsa de valores é considerada uma aplicação financeira de alto risco. Por isso, ela é recomendada para perfis de investidores arrojados, ou seja, que têm maior disposição a correr riscos em seus investimentos. 

“Quando se trata de bolsa de valores, investimentos em renda variável, sempre haverá riscos ao investir nesses tipos de ativos”, diz Luis Fernando. Assim, para reduzir riscos de perder dinheiro na bolsa, o especialista recomenda sempre buscar tomar decisões conscientes sobre seus investimentos. 

“O que o investidor pode fazer é buscar aprimorar seu conhecimento sobre os produtos que está negociando, a qualidade da empresa em que está investindo, a dinâmica do setor em que ela está localizada etc. Outro fator que pode colaborar é a diversificação, isto é, não deixar todo seu dinheiro em apenas um ativo”, finaliza o contador.


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...