Descubra quais ações pagam dividendos mensais e como investir Entenda tudo sobre dividendos mensais - Shutterstock

Muitos brasileiros desejam conseguir uma boa renda passiva para aumentar seus lucros por mês. E uma das formas de fazer isso é investindo em ações que pagam dividendos mensais. Mas, afinal, o que é isso?

Basicamente, os dividendos são o pagamento que a empresa dá a seus acionistas a partir de seus lucros. E, em alguns casos, eles são mensais, ou seja, todo mês a empresa paga um valor a quem tem uma de suas ações. O dinheiro vai direto para a conta corrente do investidor é isento de imposto.

Quer saber mais sobre como isso funciona? Veja a seguir:

Ações que pagam dividendos mensais

No geral, empresas mais consolidadas costumam ser melhores pagadoras de seus dividendos. Sobre as que pagam esses valores mensalmente, é possível consultar essa informação nos portais de relações com investidores das empresas.

Ume exemplo de organizações que têm a fama de pagar dividendos atraentes são alguns setores do Ibovespa.

Vale lembrar que nem todas as empresas pagam dividendos, sejam eles mensais ou não. Isso porque não é possível fazer isso quando o negócio não tem lucro, por exemplo, ou está quitando dívidas no momento. Além disso, mesmo quando a empresa está bem, pode não poder pagar dividendos no momento, como é caso de algumas quando estão usando seus lucros para se expandir.

Como investir nessas ações e exemplos de empresas que pagam bem

O passo a passo para investir nessas empresas é o mesmo de qualquer outra ação. Assim, é preciso ter uma conta de investimentos, entrar no home broker, buscar a ação e fazer sua compra.

A seguir, saiba algumas empresas conhecidas por pagar dividendos mensais:

  • Itaú (ITUB3/ITUB4)
  • Bradesco (BBDC3/BBDC4)
  • Petrobrás (PETR4/PETR3)
  • Copel (CPLE6)
  • Banestes (BEES3/BEES4)
  • Holding JHSF (JHSF3)

Para saber se vale a pena investir em ações como essas, é preciso saber seus objetivos. Com elas, deve entrar um valor na sua conta todo mês, contudo essas quantias podem ser menores se comparadas aos dividendos mais espaçados de outros negócios.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...