Você já ouviu dizer que alguém vivia de renda passiva? E sabe o que isso significa?
Basicamente, renda passiva é aquele rendimento que não vem de um grande uso do seu tempo ou trabalho contínuo. Entram nisso, por exemplo, investimentos que você fez e que geram certo lucro para você a cada mês. “É uma estratégia valiosa para quem busca menos preocupações financeiras”, diz Alexandre Bastos, Head de Research da Acura Capital.
Vale lembrar que essa renda passiva pode ser constante (como no caso do aluguel de uma casa, que vai te dar uma quantidade sempre igual de dinheiro mensalmente) ou apenas contínua (como para quem tem direitos autorais de uma obra e recebe dinheiro por isso, que pode variar com o tempo).
Também é essencial lembrar que, só porque a renda passiva não demanda um trabalho contínuo, isso não quer dizer que você vá conseguir chegar a ela sem esforço algum. Para comprar um apartamento para alugar, por exemplo, você provavelmente vai ter que trabalhar para ganhar uma boa quantia de dinheiro.
De acordo com Alexandre, é possível sim viver da renda passiva. Contudo, é preciso saber como fazer isso.
Dicas para viver de renda passiva
Alexandre explica que existem diversas alternativas para alcançar a renda passiva. Uma das mais usadas é a carteira de imóveis.
“Uma carteira de imóveis é um exemplo bastante comum: o proprietário obtém renda mensal pela cobrança de aluguel. No meio rural, fazendeiros muitas vezes plantam florestas de eucalipto ou madeiras mais nobres com o intuito de formar uma aposentadoria. No mercado financeiro, é possível obter renda por meio de ações pagadoras de dividendos ou títulos de dívida”, diz.
Mesmo assim, o profissional ressalta que esse método não é tão simples quanto parece. “Os proprietários de imóveis ainda terão de lidar com vacância e altas taxas de impostos; os agricultores precisarão cuidar da terra e investidores lidam com volatilidade e risco de crédito. Dito isso, é, sim, possível viver de renda passiva”, comenta.
O segredo, no geral, é ir acumulando um conjunto de ativos, sejam imóveis ou ações, e fazer com que esses ativos gerem dinheiro. Contudo, não há atalhos no começo desse processo: é preciso muito trabalho e poupar todo mês para adquirir esses ativos.
“Com dedicação, a renda passiva pode ser uma poderosa aliada na busca por um futuro financeiro estável e tranquilo. Uma dica é pesquisar e planejar bem quais ativos comprar, considerando os riscos e os potenciais retornos. Para isso, é sempre recomendado procurar os serviços de um planejador ou consultor financeiro”, orienta Alexandre.