Se você está por dentro do mundo dos investimentos, provavelmente já sabe que existem as criptomoedas, moedas digitais, sendo uma das mais famosas o Bitcoin. Porém, como esse assunto pode parecer um pouco complicado, especialmente no início, você talvez não saiba exatamente o que isso significa e como funciona para investir.
Primeiramente, é importante saber que o Bitcoin é a primeira criptomoeda descentralizada de código aberto do mundo. Isso quer dizer que os pagamentos online podem ser feitos sem intermediários de maneira veloz e com segurança.
A seguir, entenda mais sobre o Bitcoin e como investir nele:
Explicando o Bitcoin
Basicamente, o Bitcoin é uma criptomoeda, o que quer dizer que ele é um dinheiro virtual. Ou seja, é como se suas cédulas fossem, na verdade, códigos de criptografia. É essa criptografia, inclusive, que evita golpes e fraudes com esse dinheiro.
Vale lembrar que, como os pagamentos com Bitcoin ocorrem sem intermediários, eles podem ser bem mais rápidos e econômicos, além de poderem ser feitos por qualquer pessoa e sem valor máximo de transferência.
Como investir no Bitcoin
Muitas pessoas se perguntam como investir em Bitcoin, e até pensam que esse deve ser um processo extremamente complicado. Porém, ele é bem simples.
Basca se cadastrar numa plataforma exchange, ou em carteiras digitais que façam um intermédio da compra de Bitcoin. Depois do cadastro, você já consegue realizar as compras. Em algumas exchanges ou corretoras, pode haver um valor mínimo de R$50,00 por compra.
Lembrando que existem várias exchanges no Brasil pelas quais você pode fazer esse processo, então pesquise antes para descobrir as vantagens de cada uma.
É seguro?
Em relação à sua criptografia e sistema, o Bitcoin é sim bem seguro. Contudo, em questão de ser um investimento seguro ou não, aí já é diferente. Isso porque, assim como acontece com outras criptomoedas, o Bitcoin costuma oscilar bastante de preço. Ou seja, pode acontecer de ele cair muito de repente. Dessa forma, é importante entender bastante sobre o assunto e ter cuidado na hora de investir.