Muitas pessoas passam longe de fazer investimentos em ações, não porque não desejam ter uma renda extra dessa forma, mas porque não sabem nem como começar. Esse mundo parece, especialmente à primeira vista, complicado e inacessível demais.
Contudo, não precisa ser assim. Começar a investir pode ser mais simples do que aparenta, se você tiver as orientações corretas. É só seguir alguns passos simples e, mesmo sem tanto dinheiro assim, é possível fazer alguns investimentos em ações com mais praticidade e segurança:
Passo a passo para investir
Para começar a investir em ações na bolsa de valores, você primeiro precisa abrir uma conta em uma corretora, que pode ser independente ou ligada a um banco. Então vai transferir o dinheiro que reservou para isso (lembrando de fazer escolhas conscientes nesse sentido), escolher o ativo no qual deseja investir e realizar a operação no home broker.
Ou seja, não são tantos passos assim. O mais essencial, nesse momento, é saber como escolher a corretora de valores correta, que vá te ajudar a fazer as melhores decisões. Vai depender da sua pesquisa e das suas necessidades escolher qual a melhor.
Escolhendo a corretora de valores certa
Tem muitas corretoras de valores por aí, e cada uma tem suas características e vantagens próprias, incluindo questões de preço, plataformas, atendimento, entre outras. Uma das coisas mais importantes para saber como escolher a correta é pesquisar sobre a saúde financeira da corretora.
Confira também os benefícios ou desvantagens das corretoras. Enquanto algumas delas podem ter taxas altas demais, por exemplo, outras podem não oferecer muito além da plataforma de negociação de ações, ignorando coisas como os CDBs e fundos de renda fixa.
O preço cobrado pelas corretoras, especificamente, pode variar bastante, indo desde menos de R$ 2,00 até mais de R$ 20,00 por uma negociação.
Riscos de investimentos em ações
Os investimentos em ações têm várias vantagens, como ter, geralmente, retornos de longo prazo melhores do que outras alternativas, como a poupança e os fundos de investimento. Todavia, há também os riscos.
Um dos mais conhecidos é o risco das oscilações de preços das ações, que podem ser positivas ou negativas. E essas oscilações vão ser rápidas em alguns casos, o que sempre pode trazer problemas.
Há ainda outros riscos, como o da inflação, uma vez que conforme ela sobe fica mais difícil de as ações terem rendimentos acima dela.
Termos importantes: dividendos e ganho de capital
Há alguns termos bastante comuns no mundo dos investimentos em ações, e que algumas pessoas ainda não sabem o que significam. É o caso de dividendos e ganho de capital.
Dividendos são a distribuição de parte dos lucros que uma companhia faz para seus investidores. Geralmente, empresas mais bem estabelecidas são melhores pagadoras de dividendos, e analisar isso pode ser importante antes de investir.
Já o ganho de capital é quando o valor de um investimento supera o quanto você gastou na compra. O contrário disso seria a perda de capital, quando sua ação está agora mais barata do que quando você comprou.