Investimentos seguros: 5 opções para quem está começando Descubra quais os principais investimentos seguros - Shutterstock

O mundo dos investimentos pode parecer meio assustador, especialmente para quem está entrando nele agora. Por isso, muitos novatos nesse meio têm medo de já se jogar em algo com um risco maior, afinal, ainda não têm o conhecimento necessário para isso. Assim, é normal iniciar com investimentos seguros, mas com uma certa rentabilidade.

Inclusive, muitas vezes mesmo quem já investe há algum tempo, porém tem um perfil de investidor mais avesso ao risco, continua buscando por esses investimentos seguros. Mas, então, quais são eles? A seguir, confira 5 tipos de investimentos seguros que são boas opções para você apostar:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é, basicamente, um programa do governo federal que possibilita que pessoas físicas comprem, pela internet, diversos títulos públicos. O risco de perder o dinheiro nesse tipo de investimento é extremamente pequeno, uma vez que o governo federal tem grande capacidade de pagamento.

Há diferentes tipos de títulos no Tesouro Direto, como o Tesouro Selic, o Tesouro prefixado e o Tesouro IPCA+, cada um com suas vantagens. Enquanto o prefixado é melhor para quem quer saber exatamente quando vai ganhar por ano, por exemplo, o Selic é mais interessante para quem deseja liquidez diária.

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) também são uma opção interessante para quem está começando. Eles são emitidos pelos bancos e podem ser divididos em três principais categorias:  prefixados, pós-fixados e híbridos.

Assim como no caso do Tesouro Direto, o prefixado é bom para quem quer já ter um valor fixo para ganhar, uma vez que o pós-fixado tem sua rentabilidade atrelada a um índice de referência e o híbrido é um misto dos dois.

Vale lembrar que os CDBs têm uma garantia, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que faz com que ele seja muito seguro, pois mesmo que o banco não consiga te pagar, você tem direito a uma quantia.

LCI

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são investimentos nos quais você empresta seu dinheiro para o banco para ele usar no setor imobiliário e recebe juros sobre isso depois. As suas principais vantagens são a isenção de Imposto de Renda em seus rendimentos para pessoas físicas e também ter a garantia do FGC.

LCA

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são muito parecidas com as LCIs, a diferença é que o dinheiro emprestado para o banco será usado no setor agrícola. Elas também têm a proteção do FGC e são isentas de impostos.

Fundos de renda fixa

Por fim, há os fundos de renda fixa, que, diferentemente dos mencionados até o momento, é um veículo de investimento coletivo. Eles podem ser uma junção de diferentes investimentos, inclusive esses anteriores. Ou seja, basicamente eles permitem investir em várias coisas diferentes de uma só vez.

Nesse tipo de investimento, há um gestor profissional fazendo as escolhas e mudanças necessárias para você, contudo uma desvantagem é que eles geralmente cobram uma taxa de administração por isso.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...