3 mitos e verdades sobre a Black Friday Veja mitos e verdades sobre a Black Friday - Shutterstock

Com a chegada da Black Friday, todo mundo quer aproveitar as promoções para comprar aquelas coisas que estavam querendo faz um tempo, não é mesmo? Porém, junto com os descontos “imperdíveis”, surgem algumas dúvidas. Afinal, será que as ofertas são mesmo vantajosas? Essa é a melhor época para fazer compras?

Segundo Carlos Castro, CEO e planejador financeiro da SuperRico, é bom ter uma postura mais cautelosa no momento da Black Friday. “É fundamental que as pessoas se planejem e pesquisem os preços com antecedência. Embora existam boas oportunidades de descontos, nem todas as promoções são tão vantajosas quanto parecem”, alerta.

A seguir, o especialista explica 3 mitos e verdades sobre o evento no Brasil:

Mitos da Black Friday no Brasil

1- Todos os produtos estão realmente em promoção

Esse é um dos maiores mitos associados à Black Friday. Segundo dados do Procon, uma prática comum entre lojistas é inflacionar os preços nas semanas anteriores ao evento para simular grandes descontos durante a promoção – técnica popularmente conhecida como “metade do dobro”.

O resultado é que, embora os anúncios prometam reduções expressivas, os valores podem não ser tão vantajosos quanto parecem.

2- Os melhores descontos estão na Black Friday

Um estudo da consultoria GFK aponta que, em alguns setores, como o de eletrônicos, os descontos costumam ser maiores em outros momentos, como no Dia do Consumidor, em março. Por isso é tão importante monitorar os preços por um tempo antes de comprar.

3- Black Friday é sempre a melhor época para compras de Natal

Embora seja comum antecipar as compras de fim de ano durante a Black Friday, pesquisas mostram que, para certos itens, como roupas, brinquedos e produtos de decoração, as promoções de Natal e Ano Novo podem ser mais atraentes. A dica é avaliar a real necessidade do item e comparar os preços antes de tomar a decisão de compra.

Verdades da Black Friday no Brasil

1- Há descontos reais, mas é preciso pesquisar

Nem tudo na Black Friday é enganação. Você pode, inclusive, usar ferramentas de comparação de preço para ver os preços anteriores do mesmo produto e entender se seus descontos são vantajosos.

2- A Black Friday está mais profissional

Nos últimos anos, o evento evoluiu consideravelmente no Brasil. De acordo com dados da Ebit|Nielsen, o volume de vendas online tem crescido consistentemente, refletindo uma maior confiança por parte dos consumidores.

O aumento da profissionalização das empresas participantes, que oferecem promoções verdadeiras e suporte adequado ao cliente, contribuiu para a consolidação da data no calendário de compras do país.

3- Compras online são seguras, se feitas em sites confiáveis

Com o crescimento do comércio eletrônico, especialmente durante eventos como a Black Friday, aumentam também os casos de fraudes. No entanto, os consumidores contam hoje com uma série de mecanismos de proteção, como selos de segurança, políticas de devolução e ferramentas de pagamento seguro.

O CEO da SuperRico recomenda cautela: “É importante comprar em sites de confiança e sempre utilizar métodos de pagamento protegidos, como cartões virtuais ou plataformas de pagamento online que oferecem segurança adicional ao usuário”, orienta.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...