
O aumento do ICMS foi consolidado essa semana, e os brasileiros já estão atentos na mudança de preços dos produtos. Afinal, esse imposto ocorre diretamente sobre as mercadorias estaduais, e pode trazer um impacto considerável no bolso. Por isso, vale a pena conferir mais sobre essa alteração no percentual, e como ela, de fato, influencia no seu poder de compra.
O que é o ICMS?
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ou ICMS, é um tributo estadual que incide sobre a circulação de mercadorias, serviços de transporte interestadual e intermunicipal, e de comunicação. Cada estado define suas próprias alíquotas, mas devem respeitar as normas gerais do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
O que é esse aumento do ICMS?
Desde segunda-feira, 31 de março de 2025, os seguintes estados implementaram o aumento do ICMS sobre compras internacionais:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Bahia
- Pernambuco
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Goiás
- Distrito Federal
Nesses estados, a alíquota do ICMS sobre compras internacionais passou de 17% para 20%. Ou seja, produtos que vêm do exterior ficarão mais caros.
Impacto no bolso dos brasileiros
O aumento do ICMS aumenta o custo final de produtos importados, que ficam mais caros para o consumidor. Por exemplo, uma compra internacional que antes pagava 17% de ICMS agora pagará 20%, e isso reflete no preço repassado ao comprador.
Como consequência, isso pode desincentivar a compra de importados, gerando uma movimentação no mercado nacional. Por outro lado, setores que dependem de insumos estrangeiros podem enfrentar aumento nos custos de produção, e acabam repassando esses custos nos preços finais dos produtos.
Assim, no dia a dia, os brasileiros poderão sentir essa mudança. Mas é uma forma de buscar alternativas nacionais, o que pode ser um bom aquecimento na economia local. Vale ficar atento para essa mudança na alíquota nas próximas semanas.