Geração Z é mais vulnerável a golpes online, revela estudo Estudo mostrou que as mulheres são menos vítimas de golpes na internet - Shutterstock

A NordVPN divulgou um estudo em que revela as diferenças de gênero e geração na exposição a golpes financeiros online no Brasil. Conduzida com 1.000 brasileiros entre 18 e 74 anos, a pesquisa destaca as vulnerabilidades específicas enfrentadas por homens e mulheres na internet, com foco nos golpes por WhatsApp. 

De acordo com o resultado, os homens são significativamente mais vulneráveis a golpes financeiros, tanto online quanto via WhatsApp. Cerca de 30% dos homens relataram perdas entre R$ 251 e R$ 500 devido a fraudes. Os homens da geração Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) foram os que mais caíram em fraudes envolvendo lojas falsas ou produtos fraudulentos.

As mulheres, por outro lado, tiveram um desempenho melhor na análise do levantamento. Segundo o estudo, elas costumam adotar mais frequentemente medidas de segurança online, como o uso de senhas complexas e autenticação biométrica, do que os homens. Além disso, elas também se mostraram mais cautelosas em compartilhar informações pessoais nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Geração Z é mais vulnerável a golpes 

Apesar de terem crescido imersos na tecnologia digital, a geração Z (nascidos entre 1997  e 2012) mostraram ser mais vulneráveis a golpes financeiros online, particularmente no que se refere ao vazamento de informações privadas e ao impacto emocional. Mas também foram os mais proativos em relatar tentativas de golpes, demonstrando maior conscientização em relação às fraudes.

Já os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e a geração X (nascidos entre 1965 e 1981) relataram ser alvos frequentes de ofertas de empregos falsos e mensagens de supostos centros de suporte técnico. Os Baby Boomers, no entanto, relataram uma frequência menor de golpes, mas aqueles que foram afetados enfrentaram perdas financeiras significativas. 

WhatsApp é principal ambiente para golpes

Segundo o estudo, o WhatsApp é o principal canal para golpes financeiros no Brasil. 81% dos entrevistados relataram ter recebido uma tentativa de golpe via o aplicativo de mensagens nos últimos dois anos. Homens e usuários mais jovens são mais propensos a cair em fraudes, especialmente aquelas envolvendo links falsos e pedidos de dinheiro de amigos ou parentes. 

Por isso, é necessário adotar medidas de segurança na internet para se proteger contra fraudes e golpes financeiros. Utilizar ferramentas de cibersegurança, como VPNs e autenticação em duas etapas são medidas que podem ajudar a reduzir os riscos. 


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...