
Uma pesquisa realizada pela Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, revelou que maior parte dos brasileiros optou pelo pagamento à vista do IPVA 2025.
O levantamento ouviu 1.739 pessoas entre 10 e 14 de fevereiro de 2025 por meio de pesquisa quantitativa, com a aplicação de um questionário online. A modalidade de pagamento integral foi escolhida por 58% dos usuários da plataforma que participaram da pesquisa, seguida pelo parcelamento (30%). O restante dos entrevistados ainda não realizou o pagamento (9%) ou está isento (3%).
Desconto é principal motivo de pagamento à vista do IPVA
Para os brasileiros que optaram pelo pagamento do IPVA 2025 à vista, o desconto garantido pela modalidade foi o principal motivo da escolha (71%). As demais razões foram evitar preocupações (19%), preferência pessoal (10%) e outros motivos (1%).
Entre aqueles que escolheram pelo parcelamento, a maior parte mencionou como principal motivo a busca por uma melhor organização financeira (43%). A queixa de que o valor do IPVA é alto para pagar de uma vez aparece na sequência (32%). Enquanto isso, 22% tem preferência por dividir gastos ao longo do ano.
Entre os que dividiram o pagamento do IPVA 2025, a maioria escolheu parcelar entre 4 e 6 vezes (57%). Já 31% optaram por até 3 vezes e 6% escolheram mais de 12 vezes. Por fim, 5% dividiram o pagamento entre 7 e 12 vezes e 1% parcelou em duas vezes.
Como os brasileiros se organizam para pagar o IPVA
A pesquisa também mostrou como o brasileiro se organiza para pagar o IPVA. A maioria dos entrevistados (58%) se planeja e paga o IPVA com antecedência. Por outro lado, 28% quitam o tributo no último dia do prazo. Outros 9% variam a estratégia de ano para ano, e 5% afirmaram que costumam atrasar o pagamento.
De acordo com Natalia Spigai, CMO da Webmotors, muitos brasileiros se planejam durante o ano inteiro ou destinam parte do 13º salário para quitar o imposto à vista e garantir esse benefício. “O desconto oferecido por essa modalidade [pagamento à vista] tem despertado o interesse do brasileiro, que tem, inclusive, programado suas finanças durante o ano inteiro ou separado parte do 13º salário para realizar o pagamento integral e ter acesso a esse benefício”, avalia.