O prazo está acabando! Saiba documentos necessários para declarar IR Prazo do Imposto de Renda 2025 termina em 30 de maio - Shutterstock

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) termina amanhã, dia 30 de maio. Assim, quem ainda não fez isso precisa correr para não perder a data. Por isso mesmo que é importante guardar os documentos necessários para isso durante o ano de forma organizada e, assim, ter menos dificuldade na hora de fazer a declaração.

Contudo, se você ainda está confuso sobre quais os documentos necessários para declarar o IR, não se preocupe, você não é o único. Muitas pessoas têm dúvidas nesse sentido. Por isso, a seguir, o educador financeiro João Victorino explica quais são eles:

Comprovantes de rendimentos

Reúna os informes de rendimentos fornecidos pelas empresas em que você trabalhou em 2024, incluindo rendimentos, contribuições previdenciárias e impostos retidos na fonte. Junte também os informes de rendimentos de bancos e corretoras, abrangendo contas-correntes, poupanças, investimentos de renda fixa, fundos, ações e criptomoedas.

Caso seja autônomo, guarde os comprovantes como RPA, carnê-leão e notas fiscais de prestação de serviços. Por fim, se for aposentado ou pensionista, tenha em mãos o comprovante referente ao INSS ou à entidade privada.

Despesas, deduções e comprovantes

Certifique-se de ter toda a documentação relativa a despesas médicas e odontológicas, como consultas, exames, cirurgias, internações e planos de saúde. Organize as despesas com educação (incluindo mensalidades escolares, cursos de graduação, pós-graduação e educação infantil), observando os limites de dedução estabelecidos pela Receita. Guarde ainda comprovantes de contribuições à Previdência Privada (PGBL) e oficial (INSS), caso não constem em outro informe.

Se houver pensão alimentícia paga por decisão judicial, mantenha esses comprovantes. E lembre-se de reunir eventuais recibos de doações incentivadas que possam ser deduzidas, como fundos de cultura e esportes.

Bens, direitos e dívidas

Separe os documentos de compra e venda de imóveis, veículos e outros bens de valor, pois são fundamentais para atualização de valores e verificação de ganho de capital. Guarde recibos de financiamento ou de saldos de empréstimos e financiamentos bancários, bem como certificados ou extratos de aplicações financeiras e participações em empresas.

Outros comprovantes e informações

Por fim, mantenha organizados os recibos de aluguéis recebidos ou pagos, incluindo contratos de locação. Se você possuir atividade rural, reúna a declaração e a documentação de receitas e despesas. Não se esqueça de juntar documentos relativos à herança ou doações recebidas ao longo do ano.

E, para quem opera com criptomoedas, NFTs ou ativos digitais, é essencial ter comprovantes das transações (compra, venda, saldos em custódia), uma vez que a Receita Federal exige informações detalhadas sobre esses ativos.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...