Pix chega a 250,5 milhões de transações em um dia e bate recorde Pix bate recorde de transições - Shutterstock

O Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), tem conseguido cada vez mais adeptos. Por isso, não chega nem a ser uma surpresa que ele tenha batido um novo recorde de transações diárias na última sexta-feira, dia 6. Nessa data, a modalidade chegou a 250,5 milhões de transações em 24 horas.

O recorde anterior era de 239,9 milhões de transações. Ele tinha ocorrido no dia 29 de novembro deste ano. O Banco Central divulgou uma nota dizendo que o novo recorde mostra “A importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”.

Vale lembrar que o Pix foi criado em novembro de 2020 e rapidamente já conquistou muitos usuários.

Por que o PIX é tão popular?

Mas, afinal, por que essa modalidade é tão popular? Basicamente, a forma de pagamento tem diversas vantagens que muitos brasileiros amam.

Uma delas é o fato de o Pix ser ágil, podendo ser usado para pagamentos na hora sem necessitar de dinheiro ou cartão. A transferência demora segundos. Além disso, ele está disponível a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana e você pode realizá-lo pelo celular.

Isso sem contar que, para que alguém consiga te mandar um Pix, você só precisa passar uma informação a essa pessoa – a sua chave Pix, que pode ser o CPF, o número de telefone ou o e-mail, por exemplo. Assim, não é necessário dar informações como banco, número da conta, agência etc.

Por fim, vale comentar que muitas lojas oferecem descontos para quem paga com o Pix, uma vez que isso retira as taxas da maquininha do cartão. Dessa forma, quem usa essa modalidade ainda pode conseguir ofertas interessantes em suas compras nas mais diversas lojas.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...