Fique atento! Confira alguns dos principais golpes da Receita Federal e como evitar Fique atento! Confira alguns dos principais golpes da Receita Federal e como evitar

Nessa época de impostos de renda, existem muitos golpes da Receita Federal para ficar atentos. Diversas formas de contato falso, em nome do governo, fazem as pessoas perderem dinheiro com cobranças indevidas e fraudes que se relacionam com os documentos. Por isso, é essencial conhecer as principais formas de golpe e como evitá-las!

Golpes da Receita Federal mais comuns e como evitar

Falsos e-mails da Receita Federal

Um dos golpes mais frequentes é com o envio de e-mails falsos em nome da Receita Federal, informando sobre pendências no CPF, restituições bloqueadas ou a necessidade de atualização no cadastro. Os golpistas incluem links maliciosos que podem roubar dados ou instalar vírus no computador.

Assim, busque evitar clicar em endereços desconhecidos de remetentes estranhos. A Receita Federal não envia e-mails com links ou solicitações de pagamento. Ainda, sempre confira se a comunicação está disponível no site oficial da Receita ou no Portal e-CAC.

Boleto falso

Outro dos golpes da Receita Federal mais comuns é o envio de boletos falsos para pagamento, como DARF e contribuições atrasadas. Os golpistas alteram os dados bancários para que o dinheiro vá para contas de terceiros.

Nunca pague documentos que cheguem por vias não oficiais. Gere eles diretamente da sua conta gov.br ou do site da Receita Federal. Confira o código de barras e o banco emissor antes de autorizar. Dessa forma, diminui as chances de mandar dinheiro para golpistas.

Golpe da falsa restituição

Além disso, muitos golpes da Receita Federal usam chamarizes atrativos, como uma falsa restituição a receber. Eles informam a vítima sobre um suposto valor, mas que precisa de confirmação dos dados bancários ou um pagamento de liberação. Assim, os golpistas acessam os dados e fazem transações não-autorizadas.

Ligações falsas em nome da Receita

Por fim, os golpistas também ligam para contribuintes se passando por funcionários da Receita Federal, informando sobre pendências no CPF ou débitos falsos. Muitas vezes, tentam convencer a vítima a fazer um pagamento imediato para regularizar a situação., ou confirmar os dados bancários.

Por via das dúvidas, desconfie. A Receita Federal nunca faz cobranças por telefone. Se receber algo dessa forma, não confirme, desligue e confirme por e-mail no suporte oficial. Nunca forneça informações pessoais por telefone para desconhecidos.